PROPGEO/UECE apoia pesquisa premiada que está sendo desenvolvida na University of Victoria no Canadá em parceria com a Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro.

14 de janeiro de 2021 - 00:02 # # # # # #

Foto: Pesquisadora e Geógrafa Sharon Dias, atualmente realizado doutorado cotutela entre a University of Victoria no Canada e a Universidade Federal Fluminense no Brasil. Fonte: Arquivo pessoal.

O Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará através do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais – LEAUP coordenado pela professora Dra. Denise Bomtempo e do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização – LETUR liderado pelo professor Dr. Edilson Pereira Júnior, tem apoiado a geógrafa e pesquisadora Sharon Dias, que realiza doutorado em cotutela pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (Orientador: Prof. Dr. Jorge Luis Barbosa) e University of Victoria /Canadá (Orientador Prof. Dr. Reuben Rose-Redwood) no desenvolvimento do seu trabalho.
Sharon Dias que iniciou sua vida acadêmica na UECE (Graduada e Mestre em Geografia pelo PROPGEO), onde também atuou como Professora Substituta nos cursos de Graduação em Geografia do Itaperi e do interior do Estado do Ceará (cursos de Geografia da UAB/UECE), desenvolve sua pesquisa de doutorado com objetivo avaliar as condições de moradia, acesso à informação, segurança e participação de mulheres e comunidades em vulnerabilidade habitacional durante a pandemia da Covid-19. Em outubro de 2020 o projeto foi indicado para receber um prêmio do International Development Research Center (IDRC), organização canadense que apoia produção de conhecimento e inovação em países em desenvolvimento. A premiação está prevista para Fevereiro de 2021. Visando um grande impacto científico e social, parte da pesquisa será desenvolvida em parceria com os pesquisadores da UECE e Comunidades de Fortaleza e Região Metropolitana, o projeto Ser Ponte e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará (CEDECA Ceará).

Foto: Pesquisadora e Geógrafa Sharon Dias em trabalho de campo na periferia de Fortaleza. Fonte: Arquivo Pessoal

Os laboratórios do PROPGEO/UECE, terão a responsabilidade de apoiar a pesquisadora na realização de um levantamento de dados sobre a realidade investigada, com vistas à contribuir para o avanço do conhecimento científico e ao mesmo tempo para a promoção de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida da população em escopo.  O projeto de Sharon Dias destinará recursos para a contratação de jovens pesquisadores dos laboratórios envolvidos que estão sendo selecionados de acordo com os critérios de excelência acadêmica e capacidade de atuação coletiva na produção do conhecimento acadêmico.
Neste momento, os pesquisadores envolvidos cumprem uma agenda de trabalho que respeita os protocolos sanitários e para isso, desenvolvem metodologias de trabalho inovadoras de pesquisa quantitativa e qualitativa incluindo tecnologias digitais.
Para maiores informações, sugerimos clicar nos links:
Contato da pesquisadora: sharonddias@uvic.ca