Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Dezembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje531
mod_vvisit_counterOntem411
mod_vvisit_counterEsta semana2092
mod_vvisit_counterSemana passada3168
mod_vvisit_counterEste mês6300
mod_vvisit_counterMês passado15484
mod_vvisit_counterTodos os dias130306

We have: 25 guests, 1 bots online
Your IP: 54.227.51.103
 , 
Today: Dez 14, 2017
CURSOS FIC
Cursos Pactuação 2015


A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) oferece nessa pactuação 11 diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 75 turmas de 45 municípios do Ceará. Os cursos são pertencentes a três eixos tecnológicos:


Eixo Tecnológico 1: Recursos Naturais

Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.


Operador de Beneficiamento de Pescado

Esteriliza instalações e equipamentos, de forma a evitar a contaminação de alimentos. Seleciona e processa o pescado como matéria-prima, operando processos de defumação, congelamento, embalagem, armazenamento, descongelamento e produção de fishburger. Beneficia recursos pesqueiros, inclusive subprodutos, em diversos graus.
Carga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Piscicultor

Identifica as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo. Calcula e fornece alimentação adequada ao sustento dos peixes. Monitora e intervém nos níveis e parâmetros da água. Executa captura dos peixes.
Carga Horária: 160

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Criador de Peixes em Tanque Rede

Atua na criação de peixes em tanque rede, fornecendo a alimentação, monitorando e intervindo na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção. Opera sistemas de manutenção do nível da água e auxilia na captura dos peixes.
Carga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Aquicultor

Calcula e fornece a alimentação necessária para o sustento de espécies aquáticas. Monitora e intervém na manutenção dos níveis ideais dos parâmetros do ambiente de produção.
Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Avicultor

Gerencia o empreendimento. Maneja a criação extensiva e confinada de aves. Controla a condição sanitária dos animais. Controla a qualidade da alimentação e da produção. Controla a qualidade dos produtos derivados. Programa logística e transporte necessários. Aplica a legislação para a produção e bem-estar animal. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental.
Carga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Criador de Peixes em Viveiros Escavados

Atua na criação de peixes em viveiros escavados. Calcula e fornece alimentação, monitora e intervém na manutenção dos níveis ideiais dos parâmetros do ambiente de produção, opera sistemas de controle de manutenção do nível da água, auxilia na captura dos peixes.
Carga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Agricultor Orgânico

Desenvolve a produção de orgânicos com base na legislação vigente.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Marisqueiro

Executa a captura e a coleta de diferentes espécies de bivalves. Realiza o beneficiamento do pescado e sua comercialização básica.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Operador de Sistemas de Irrigação

Desenvolve práticas de irrigação junto a cultivos, reconhecendo diversos métodos e técnicas de irrigação.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto



Eixo Tecnológico 2: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação. Abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer. As atividades compreendidas neste eixo referem-se ao lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia, todas integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais. A pesquisa, disseminação e consolidação da cultura, ética, relações interpessoais, domínio de línguas estrangeiras, prospecção mercadológica, marketing e coordenação de equipes são elementos comuns deste eixo. São traços marcantes da organização curricular destes cursos: ética, educação ambiental, normas técnicas e de segurança, historicidade, empreendedorismo, redação técnica, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.


Condutor de Turismo de Pesca

Conduz com segurança o turista para locais onde se possa realizar a pesca amadora, orientando e interpretando aspectos ambientais locais existentes. Auxilia o turista na escolha das iscas, no traslado aquático e na soltura dos peixes capturados. Elabora roteiros de visitação de forma articulada aos demais agentes envolvidos nas atividades turísticas.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto


Eixo Tecnológico 3: Produção Cultural e Design

Compreende tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Abrange atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais. Tais atividades exigem criatividade e inovação com critérios socioéticos, culturais e ambientais, otimizando os aspectos estético, formal, semântico e funcional, adequando-os aos conceitos de expressão, informação e comunicação, em sintonia com o mercado e as necessidades do usuário. Na organização curricular dos cursos deste eixo, ética, raciocínio lógico, raciocínio estético, empreendedorismo, normas técnicas e educação ambiental são componentes fundamentais para a formação de técnicos que atuam em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.


Artesão de Biojoias

Realiza processos de transformação e construção de peças artesanais com sementes e outras matérias-primas da natureza, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Carga Horária:160
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto