Turma do Agronegócio em Jaguaribe tem aula de campo em fazenda de Limoeiro do Norte

27 de setembro de 2021 - 15:42

Em tempos de aulas remotas, realidade imposta pela pandemia de covid-19, atividades práticas ganharam ainda mais importância e têm complementado o aprendizado dos estudantes do MedioTec/Pronatec/Funece. Atendendo todos os protocolos sanitários, estudantes do curso técnico em Agronegócio do município de Jaguaribe realizaram aula de campo na cidade de Limoeiro do Norte, onde visitaram algumas propriedades rurais na Chapada do Apodi. A vivência ocorreu sob orientação do professor Paulo Roberto, da disciplina de Bovinocultura, e coordenação do professor Romário Barbosa, coordenador local do Pronatec/Funece em Jaguaribe.

Segundo Romário, a turma foi recepcionada pela diretora da Escola Agrícola Padre Lino Gottardi, Luiza Helena Barroso Monte. O professor Paulo Roberto informa que a prática teve a finalidade de vivenciar práticas no manejo produtivo de gado leiteiro. “A gente visitou uma uma fazenda que tanto produz silagem para gado leiteiro, como também tem a vacaria para a produção desse leite”, informa o docente. Os estudantes acompanharam todo o processo produtivo, desde o nascimento de bezerros, passando por aleitamento, alimentação, manejo reprodutivo, manejo sanitário, entre outros. O professor informa ainda que esta foi a primeira atividade prática da disciplina de Bovinocultura.

Para o estudante Gleidson Kauan Guedes, 18 anos, do curso técnico em Agronegócio de Jaguaribe, a aula de campo fez com que a turma ficasse mais próxima da vida do campo e das culturas. O jovem ressalta o aprendizado na prática, principalmente da bovinocultura leiteira e dos plantios, tanto pra produção de grãos quanto pra produção de silagem. “Vimos todos os processos e os maquinários usados na produção. Eu, particularmente, me senti em um mundo totalmente diferente e saí da aula com a mente repleta de aprendizado e com uma vontade de querer mais. Pena que nosso curso está sendo quase todo online, mas essa aula foi uma virada de chave. Já estou querendo entrar nesse meio e me encaixar no mercado de trabalho”, conta o aluno.

A aluna Bárbara Diógenes, de 17 anos, também elogiou a iniciativa. “Foi uma experiência maravilhosa, de suma importância para todos os alunos do curso técnico. O professor Paulo nos proporcionou essa aula de campo, que trouxe pra gente muito conhecimento. Junto com o Samuel (gerente da fazenda visitada pelos alunos) ele mostrou, explicou e ensinou muita coisa. Muitas coisas que tínhamos aprendido na modalidade remota ficaram muito mais claras na aula prática”, avalia.

O coordenador Romário Barbosa destaca ainda que a visita teve apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDUC) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SDE).