Cursos FIC iniciam aulas presenciais em 13 municípios cearenses

14 de setembro de 2021 - 21:02

Os 340 jovens e adultos matriculados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ministrados por meio do Pronatec/Funece iniciaram, na última segunda-feira, a construção de um futuro mais promissor, com o início das aulas presenciais dos cursos profissionalizantes de Agricultor Familiar, Assistente de Secretaria Escolar, Assistente Administrativo e Assistente de Contabilidade.

Os cursos têm carga horária entre 160 e 200 horas/aula e estão sendo ministrados em 13 municípios cearenses. Os estudantes recebem uma ajuda de custo e, após a conclusão, receberão um certificado que ajudará a abrir portas no mercado de trabalho. “O certificado emitido pela UECE traz a grife da melhor universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, destacou o professor Edgleusson Noronha durante a aula inaugural do curso de Assistente em Contabilidade no município de Tauá. “Esse é o primeiro curso, nesse campo profissional, oferecido em Tauá”, acrescentou.

Além do curso de Assistente em Contabilidade, o município de Tauá também conta com o curso de Assistente em Administração. As aulas estão ocorrendo no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC). “o papel do CECITEC na região dos Inhamuns tem sido marcado pelo protagonismo no campo da educação, notadamente na formação técnica e tecnológica a partir da ação inovadora da UECE através de cursos pelo Pronatec”, destacou o diretor do CECITEC, Isaías Batista.

Protocolo

Durante as aulas inaugurais, foram apresentadas as regras do local de funcionamento de cada turma e o protocolo sanitário: uso obrigatório de máscara, cobrindo totalmente a boca e nariz durante todo o período da aula; organização da sala de modo que os estudantes sentem com distanciamento (cadeiras dispostas com distância de, no mínimo, 1 metro); não compartilhamento de copos, máscaras e outros itens pessoais; não comparecer à aula caso o estudante apresente sintomas gripais ou febre.

As turmas da pactuação FIC/Pronatec 2021 contemplam estudantes dos municípios de Beberibe, Caucaia, Guaiúba, Iguatu, Mauriti, Umirim, Trairi, Potiretama, Alto Santo, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Tauá. As aulas são presenciais e ocorrerão três dias na semana, de 13h às 16h (tarde) ou de 18h às 21h.

Confira como foi a aula inaugural dos cursos FIC em alguns municípios cearenses:

Primeiro dia de aula dos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Contabilidade em Tauá

Aula inaugural do curso de Assistente de Secretaria Escolar no município de Beberibe

Aula inaugural do curso de Agricultor Familiar em um assentamento rural do município de Potiretama

Estudantes receberam o kit aluno, composto por lápis, canetas, borracha, caderno, apostila, camisa e bolsa FIC

Turma do curso de Assistente de Contabilidade do município de Quixeramobim

Aula inaugural no município de Trairi

Estudantes de Quixadá no primeiro dia de aula presencial do curso FIC

Turma dos cursos FIC em Mauriti

Os estudantes do curso de Assistente de Secretaria Escolar de Senador Pompeu iniciaram a disciplina de Informática Básica, ministrada pelo professor Emanoel ítalo