Palestra aborda fatores que afetam a saúde mental no trabalho e estratégias de proteção

13 de setembro de 2021 - 14:17

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão já é a doença mais incapacitante do planeta, ocasionando, dentre outras coisas, baixo rendimento na vida profissional, nos estudos e nos relacionamentos. Com a pandemia de covid-19, a saúde mental da população sofreu ainda mais. Segundo pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano, percentual que só fica atrás do registrado na Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). Diante desses dados, que acendem uma luz de alerta sobre a saúde mental da população, a Coordenação de Apoio Psicopedagógico do Pronatec/Funece realizou, na última sexta-feira (10), a palestra online “Saúde Mental e Trabalho”, destinada aos estudantes dos cursos Qualifica Mais-Emprega Mais, transmitida pelo canal do Pronatec/Funece no YouTube.

“Ser profissional hoje é muito mais do que dominar o conhecimento e as habilidades técnicas da profissão. O mundo do trabalho também exige as soft kills, que são habilidades comportamentais, emocionais e sociais. Tais habilidades também são importantes para a empregabilidade. Vivemos em uma sociedade do desempenho que vem se tornando em uma sociedade de cansaço. Isso gera frustrações, ansiedade e sentimento de não pertencimento”, destacou o mestre e doutorando em Psicologia, Artur Bruno, que também integra a equipe de apoio psicopedagógico do Pronatec/Funece. “Para falarmos sobre o assunto, também precisamos entender o que é saúde mental, que é definida pela OMS como ‘um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de dar uma contribuição para a sua comunidade””, acrescentou.

Conforme o palestrante, a pandemia de covid-19 trouxe importantes impactos para a saúde mental das pessoas, afetado, inclusive, o trabalho. “A saúde mental no trabalho não está relacionada apenas à tarefa que você realiza. Existem muitos fatores que podem afetar a saúde mental no trabalho. Aspectos como virtualização das relações, trabalho em equipe, liderança, nível de realização, nível de satisfação, remuneração e desenvolvimento da carreira são alguns aspectos que podem favorecer a saúde mental do trabalhador, mas também podem ser fatores estressores, atrapalhando a saúde mental. É necessário ter atenção a esses aspectos, pois a falta de cuidado com eles pode ocasionar ansiedade, depressão, estresse e Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional”, disse.

Para cuidar mais da saúde mental e evitar quadros mais graves, o psicólogo a adoção de algumas atitudes, como não se comparar com outras pessoas, desenvolver estratégias de autocuidado, trabalhar as soft kills (habilidades comportamentais, emocionais e sociais), investir na rede de apoio e, em casos mais graves, trabalhar as questões que afetam a saúde mental na psicoterapia.

“Precisamos sempre criar formas de resistência. Trabalhar o autocuidado e encontrar sentido no que estamos fazendo é uma forma de resistência”, destacou Artur Bruno, que concluiu a palestra citando Guimarães Rosa: “o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais. Ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam”.

Saiba Mais

Os seminários do “Meu projeto de vida profissional” buscam preparar os estudantes dos cursos do programa Qualifica Mais-Emprega Mais/Funece para o mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e comportamentais exigidas atualmente.

A Uece é uma das sete instituições de Ensino de todo o Brasil selecionadas para ministrar os cursos do programa piloto Qualifica Mais-Emprega Mais, dos ministérios da Educação e da Economia. Atualmente, estão sendo ofertados três cursos: Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis, beneficiando 296 estudantes que residem no Ceará.