Estudantes do curso Gerência em Saúde fazem visita técnica a Unidade Básica de Saúde

14 de abril de 2021 - 22:58

Os estudantes do curso Gerência em Saúde do MedioTec/Pronatec/Funece de Brejo Santo tiveram uma aula diferente no último fim de semana (dias 9 e 10 de abril), quando realizaram uma visita técnica à Unidade Básica de Saúde (UBS) Renê Lucena II, localizada naquele município.

A visita faz parte do conteúdo da disciplina Gestão da Qualidade na Saúde, ministrada pelo professor Thiago Sampaio de Lima. “O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma vivência prática da função de gerente de saúde. Os alunos foram motivados a realizarem uma avaliação de qualidade da UBS a partir da visão de gerentes que desenvolveram ao longo do curso. Eles utilizaram ferramentas da qualidade que aprenderam durante a disciplina”, conta o professor. “Após a visita, foi solicitado que cada aluno elaborasse um relatório abordando os problemas identificados na UBS e propondo soluções para esses problemas”, acrescentou.

O professor explica que a visita foi dividida em dois dias para permitir o distanciamento social mínimo entre as pessoas, tendo em vista que esta é uma das principais medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19. Além disso, as visitas ocorreram em horários nos quais a UBS estava fechada, evitando possíveis contatos com usuários contaminados com o novo coronavírus.

As visitas contaram com a presença do coordenador local do curso, professor Hermano Cavalcanti e Silva. “Foi realizada uma apresentada a infraestrutura e a forma de funcionamento da UBS, evitando o ingresso dos alunos em locais com risco mais elevado de contaminação, como os consultórios médicos.