Alunos de Pacoti refletem sobre futuro e tempo em aula do Projeto de Vida

23 de outubro de 2020 - 20:51

Planejar e refletir sobre o futuro é uma das metodologias trabalhadas entre os alunos do MedioTec/Pronatec/Funece para incentivar o aprendizado e bom aproveitamento das aulas. Por meio da disciplina Projeto de Vida, ação da Coordenação Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec/Funece, os alunos são estimulados a relacionar os cursos técnicos com suas expectativas e metas futuras.

A turma do curso técnico em Contabilidade de Pacoti iniciou nesta semana a disciplina Projeto de Vida. Segundo o professor Valdizar Forte, no primeiro contato com o assunto, os estudantes foram indagados se já haviam realizado algum planejamento de futuro e, a partir das respostas, foi criado um conceito para trabalhar na disciplina.

O Projeto de Vida, inicialmente, propõe aos estudantes o planejamento de suas metas para os próximos cinco anos. Os alunos foram convidados a confeccionar cadernos, que podem ser customizados atendendo ao gosto de cada um, com adesivos, recortes e frases, onde vão inserir seus objetivos para o futuro.

A ideia é que os estudantes encarem o Projeto de Vida como uma viagem e imaginem de que forma podem se ver daqui a cinco anos, considerando as etapas que vão percorrer nesse processo. O caderno da disciplina funciona como a mala que os alunos irão carregar durante a trajetória. “Como a aula é virtual, dei sugestões, mostrando modelos de caderno customizados nas turmas passadas. Eles ficaram bem encantados com a construção da bagagem, dessa mala” conta Valdizar.

Em uma das atividades, os estudantes trabalharam a música Nômade, da banda Skank, e refletiram sobre uma tirinha que fala da importância de pensar no futuro e buscar a felicidade.

Reflexão sobre tempo
“Ando devagar porque já tive pressa/E levo esse sorriso porque já chorei demais”. A famosa composição de Almir Sater convidou alunos do curso técnico em Contabilidade de Pacoti a pensarem sobre o tempo e futuro. Em um dos momentos da aula, o professor Valdizar compartilhou com a turma um vídeo com a canção. As mudanças impostas pela pandemia da Covid-19 combinadas com a mensagem da música isolamento social também levaram os alunos à reflexão.

“Foi muito bom, porque alguns alunos falaram sobre a correria do dia a dia e que a pandemia mostrou que a gente precisava parar e refletir sobre que tipo de vida estava tendo. Muitas vezes se tem pressa e acaba não se chegando em lugar nenhum, ou chega de forma errada e precisa fazer o caminho todo novamente. Às vezes é mais doloroso, mais custoso”, cita o professor. “Deixei aberto para eles falarem e foi bem interessante. Surgiram muitas observações no sentido de que precisamos ter um tempo para todas as coisas, e que a divisão desse tempo precisa ser acompanhada passo a passo”, acrescenta.