Alunos do MedioTec de Tauá apoiam ação de combate à Covid-19

15 de setembro de 2020 - 21:49

Para além do conhecimento teórico, o MedioTec/Pronatec/Funece vem atuando para oferecer aos seus alunos todo o suporte necessário para um bom aprendizado, por meio de vivências que incluem rotinas práticas, auxiliando os alunos a fixarem os conteúdos e se prepararem para serem bons profissionais. Na última quinta-feira (10/09), alunos do curso técnico em Gerência de Saúde do município de Tauá tiveram a oportunidade de vivenciar o trabalho de gerenciamento em eventos da saúde, por meio da observação da prática de testagem para a Covid-19.

Atendendo à solicitação do diretor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec) da Uece e coordenador do MedioTec em Tauá, professor Isaías Batista de Lima, os alunos participaram da testagem rápida em todos os servidores técnico-administrativos e terceirizados com vistas ao retorno às atividades administrativas presenciais do Cecitec. A prática foi realizada seguindo todas as orientações preventivas de combate à transmissão do novo coronavírus. Os jovens estavam acompanhados pela equipe do Pronatec/Funece, sob a orientação da professora da Disciplina de Projeto de Negócio (TCC), a enfermeira Gina Kércia, e do professor Isaías Batista.

Professor Isaías Batista e os alunos do MedioTec que participaram da ação

 

“Eles não atuaram em nada perfuro-cortante. Apoiaram a organização do evento, cronometrando o tempo do resultado”, esclarece a professora Gina Kércia. Os testes foram realizados pela Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Tauá, formada pelo secretário adjunto de Saúde, José Silvério Júnior; pela assistente técnica de Planejamento, Lúcia Lima; a bióloga Fernanda Bezerra; e pela enfermeira Gina Kercia.

“Na ocasião, o secretário adjunto José Silvério Júnior ofereceu orientações a todos os presentes acerca da Covid-19, formas de prevenção e a importância da conscientização por parte da população acerca da mudança de posturas para evitar a contaminação, bem como a replicação do vírus”, explica a professora.

Equipe Técnica de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Tauá, os diretores do Cecitec, professores Isaías Batista e Lúcio Galvão, e alunos do Pronatec/MedioTec

 

A aluna do MedioTec Daniely Aves, 18 anos, foi uma das participantes da atividade. Ela ressalta o cuidado da turma na ação. “A experiência foi única e muito valiosa. Com todo o cuidado como exige o Governo, com EPI, máscara, touca e avental, para maiores cuidados meu e do paciente. Estar presente ali, ajudando a fazer testes e podendo passar orientações e estar recebendo informações de especialista me faz querer sempre ajudar as pessoas. O MedioTec nos proporciona saberes grandiosos de valores estimados.
Eu estive presente na sala aonde ocorria os testes, junto aos especialistas, ajudando na cronometragem dos testes”, conta a jovem.

 

Daniely Alves foi uma das estudantes do MedioTec que atuou cronometrando o tempo para o resultado do teste

 

Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico em Gerência de Saúde estimularam Daniely Alves a sonhar com uma carreira na área: Enfermagem. Ela se diz encantada com a área, mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. “Mesmo diante do caos que estamos vivendo. Para mim é um profissão cansativa, mas é a profissão mais linda que eu acho. Você se entrega todos os os dias para salvar vidas. Espero que algum dia eu possa ser um pouco do que minhas professoras, que também já foram enfermeiras, são hoje. São mulheres maravilhosas”, elogia.