Aulas do MedioTec 2020 continuarão de forma remota até 31 de dezembro de 2020

5 de agosto de 2020 - 21:02

Pensando na saúde e no bem-estar dos estudantes, professores e coordenadores e seguindo as orientações do Conselho Estadual de Educação (CEE), a Coordenação Geral do MedioTec/Pronatec/Funece decidiu que as aulas das 22 turmas de 2020 permanecerão sendo ministradas de forma remota até 31 de dezembro deste ano, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

“O CEE, considerando o momento excepcional que estamos a vivenciar, orienta as instituições de ensino de Educação Básica, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação Superior a manterem suas atividades na modalidade remota, por precaução e para preservação da vida, mesmo que fiquem autorizadas as atividades presenciais pelas autoridades competentes”, diz o parecer Nº 205/2020, de 22 de julho de 2020.

As aulas das turmas do MedioTec/Pronatec/Funece de 2020 tiveram início, de forma remota, no dia 12 de junho. “Temos acompanhado atentamente o desenvolvimento dos nossos estudantes e trabalhado para superar os desafios encontrados. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas em alguns momentos devido a eventuais instabilidades da rede ou à qualidade do serviço no interior, os estudantes estão conseguindo ter acesso à internet e estão acompanhando bem esse momento inicial do curso, no qual as aulas precisam ser ministradas remotamente. O trabalho dos coordenadores e dos professores, que buscam acompanhar o aluno de uma forma integral, compreendendo a realidade no qual ele está inserido, tem sido fundamental para que os estudantes se mantenham motivados e consigam acompanhar as aulas, mesmo quando eles enfrentam dificuldades relativas ao acesso à tecnologia e à internet”, afirma a coordenadora de Ensino do Pronatec, Germana Paixão.

Sobre o Programa

O MedioTec/Pronatec/Funece oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de fazer, simultaneamente com o Ensino Médio. Em 2020, são ofertadas 550 vagas para cinco cursos técnicos: Agronegócio, Segurança do Trabalho, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde. As vagas deste ano estão distribuídas em 22 turmas, contemplando 20 municípios cearenses: Acaraú, Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Guaiuba, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Pacoti, Piquet Carneiro, Quixadá e Tauá.

Todas as ações do MedioTec/Pronatec são desenvolvidas por uma equipe organizada em cinco coordenações: Coordenação de Ensino, tendo à frente a professora Germana Paixão; Coordenação Psicopedagógica, com a professora Ana Ignez Belém; Coordenação Administrativa, com Marta Lima; Coordenação Financeira, com Lúcia Souza; Coordenação de Desenvolvimento, que têm à frente o técnico-administrativo Fernando Santos; e a Coordenação Jurídica, com a procuradora Roberta Nunes. Essas coordenações são lideradas pelo professor Hidelbrando Soares, coordenador geral do Pronatec.