MedioTec/Pronatec faz reunião para avaliar primeiro mês da pactuação 2020

24 de julho de 2020 - 18:22

Acompanhar as atividades escolares e criar estratégias para superar possíveis obstáculos são alguns dos principais desafios do ensino remoto em tempos de pandemia de Covid-19. Para garantir que os cerca de 550 estudantes das 22 novas turmas do Mediotec/Pronatec/Funece consigam acompanhar as aulas e obter um bom aprendizado, a Coordenação de Ensino do Programa realizou uma pesquisa com os 22 coordenadores locais do Programa a respeito do andamento das atividades no primeiro mês das aulas remotas, que tiveram início em 12 de junho deste ano. Os resultados da pesquisa foram apresentados à Coordenação Geral do Mediotec/Pronatec/Funece nessa quinta-feira (23/07), durante reunião virtual.

“A pesquisa nos deu uma visão geral dos principais desafios que estão sendo enfrentados pelos professores e estudantes durante o ensino remoto, o que é importante para que possamos traçar estratégias direcionadas aos problemas identificados. O levantamento também nos mostrou pontos positivos e nos deu uma visão geral sobre o andamento das aulas nesse primeiro mês. O acesso dos estudantes à internet, por exemplo, tem ocorrido sem problemas para 60% dos matriculados. Os 40% restantes têm algumas dificuldades momentâneas relativas a fatores como oscilação da rede de internet e ausência de internet na própria residência. No entanto, desses 40%, somente uma fatia pequena, de 4,3%, tem restrições graves”, disse a coordenadora de Ensino do Pronatec, professora Germana Paixão.

De acordo com ela, o questionário aplicado aos coordenadores locais do Programa foi dividido em seis blocos, contemplando aspectos como organização dos cursos, logística do programa, comunicação e rotina de orientações pedagógicas, dentre outros.

Na ocasião, o coordenador geral do Pronatec, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância de iniciar as aulas dos cursos técnicos e, assim, oferecer aos estudantes de escolas públicas do Ceará a oportunidade de prosseguirem os estudos e se capacitarem profissionalmente mesmo durante a pandemia.

“Assumimos o desafio de ministrar as aulas remotamente, como forma de não perdermos o contato com os estudantes e de formar os cerca de 550 jovens cearenses da escola pública em cursos técnicos. Essa decisão foi extremamente acertada. Manter esses estudantes distantes das atividades educacionais e da oportunidade de construir um futuro melhor não seria algo positivo. Sabemos que precisamos acompanhar o andamento do processo de formação desses jovens, encontrar soluções para as dificuldades identificadas, corrigir o que for necessário e melhorar onde pudermos. Nosso objetivo maior é garantir que os cerca de 550 estudantes cearenses concluam o Ensino Médio com uma profissão técnica e, assim, garantam um futuro melhor para eles e suas famílias”, destacou o coordenador geral do Pronatec.

Sobre o Programa

O MedioTec/Pronatec/Funece oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de fazer, simultaneamente com o Ensino Médio. Em 2020, são ofertadas 550 vagas para cinco cursos técnicos: Agronegócio, Segurança do Trabalho, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde. As vagas deste ano estão distribuídas em 22 turmas, contemplando 20 municípios cearenses: Acaraú, Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Guaiuba, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Pacoti, Piquet Carneiro, Quixadá e Tauá.

Todas as ações do MedioTec/Pronatec são desenvolvidas por uma equipe organizada em cinco coordenações: Coordenação de Ensino, tendo à frente a professora Germana Paixão; Coordenação Psicopedagógica, com a professora Ana Ignez Belém; Coordenação Administrativa, com Marta Lima; Coordenação Financeira, com a Lúcia Souza; Coordenação de Desenvolvimento, que têm à frente o professor Fernando Santos; e a Coordenação Jurídica, com a procuradora Roberta Nunes. Essas coordenações são lideradas pelo professor Hidelbrando Soares, coordenador geral do Pronatec.

Acesso às aulas

Os cursos são na modalidade presencial. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas da pactuação 2020 tiveram início na modalidade remota. Todas as 22 turmas já têm suas salas criadas no Google Sala de Aula. Para ingressar na sala de aula virtual, o estudante deve utilizar o e-mail institucional da Universidade Estadual do Ceará (Uece).