Turma em Itapipoca elaboram plano de negócio para abrir empresa fictícia

14 de fevereiro de 2020 - 21:55

Alunos do curso técnico em Contabilidade do município de Itapipoca deram semana passada um importante passo antes da conclusão do MedioTec. Teve início a disciplina de Projeto de Negócio, onde os alunos farão o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o professor Valdizar Forte, a disciplina trabalha os conceitos de empreendedorismo, apresentando como funciona o setor no Brasil e mostrando casos de sucesso e de fracasso.

O professor destaca que anteriormente, quando queriam empreender, muitas pessoas abriam negócios sem realizar um estudo de caso, sem conhecer a concorrência e o produto a ser ofertado. O objetivo da disciplina é justamente mostrar a importância de ter um planejamento nesse sentido.

“A gente começa a disciplina mostrando essas duas diferenças para o nosso aluno. Como eles já vêm da disciplina de Projeto de Vida, já têm noção do que é um projeto. A diferença é que na atual disciplina o projeto é voltado para o empreendedorismo”, explica o professor.

A proposta da disciplina é que equipes de alunos apresentem para a turma uma empresa fictícia que pretendam abrir, indicando sua visão, missão, e as metas que a empresa tem para o futuro. A segunda parte da nota, informa o professor, é o trabalho escrito. “É um mini TCC, com introdução, desenvolvimento e projeto de mercado da empresa fictícia”.

O estudante Jônatas Caetano Magalhães, 17 anos, diz que tem boas expectativas com a disciplina de Projeto de Negócios. Estudar o assunto, segundo ele, é de grande importância no curso, “pois fala sobre a visão que um empreendedor deve ter e o que ele deve fazer para por em prática os planos que tem em mente no mercado de trabalho”. “A importância de se debater esses assuntos é ganhar e repassar experimentos para os outros colegas e pessoas que eu conheço que querem montar um negócio e empreender”, explica.