Visitas técnicas são estratégia para ampliar conhecimento na área de Gerência em Saúde

27 de janeiro de 2020 - 23:07 #

Após as aulas teóricas sobre temas como aquisição e gestão de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), gestão de pessoas e controle de imunobiológicos em âmbito municipal, os alunos do curso Gerência em Saúde do MedioTec/Pronatec de Tauá, acompanhados pela professora Gleice Fernandes, realizaram, no último dia 22, uma série de visitas técnicas ao município de Quiterianópolis. “O objetivo foi proporcionar aos estudantes a vivência prática a respeito das questões discutidas durante as aulas teóricas”, explica a professora.

A primeira visita foi à Central de Assistência Farmacêutica (CAF) de Quiterianópolis, onde a turma do MedioTec foi recebida pelo coordenador do órgão, William Cavalcante, além de integrantes da gerência da CAF. Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de aprender sobre o processo de aquisição dos medicamentos que abastecem a Estratégia Saúde da Família no município, a estratégia de gestão do estoque; processo de recebimento, armazenamento e controle de insumos da CAF, conferência de pedido de medicamento via nota fiscal, procedimento para aquisição de medicamentos de alto custo; dispensação de medicações, cuidados no armazenamento de medicamentos, e sobre o Hórus, um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso online que permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde.

“A segunda visita foi no setor pessoal do Município, momento em que os alunos puderam aprender sobre o processo que antecede o pagamento dos proventos de funcionários do Município, a origem dos repasses e financiamentos do SUS; modalidades de descontos nas folhas de pagamentos, abonos, funções e atribuições do setor pessoal e sobre tabelas de pagamento de procedimentos realizados pelo SUS. Nós fomos recebidos pela chefe do Setor Pessoal de Quiterianópolis, Aurora Melo, e pelo membro do mesmo setor, Tiago Oliveira Souza, que nos explicou todo o funcionamento do setor”, conta a professora Gleice Fernandes.

De acordo com ela, a terceira visita foi à Secretaria de Saúde de Quiterianópolis, onde a coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Branca Soares, explicou como é realizada a gestão dos imunobiológicos que o município recebe. Ela detalhou o processo de aquisição dos imunobiológicos, o armazenamento de forma adequada; o processo de dispensação e a organização da sala de frios.

Por fim, os estudantes conheceram o Hospital Maternidade Quitéria Lima, onde a professora Gleice Fernandes atua como enfermeira plantonista. “Na ocasião, expliquei sobre a importância da manutenção de equipamentos hospitalares para o bom funcionamento da unidade. Também falei a respeito da função do gerente em saúde nesse processo, destacando pontos como organização de setores, gestão de insumos de uso contínuo, escala de funcionários e funcionamento e organização da Unidade de Saúde”, conta.

‘Contato com a realidade’

Para a estudante Leila Sousa, de 20 anos, as visitas foram muito agradáveis e contribuíra para que a turma compreendesse melhor os assuntos aprendidos em sala de aula. “Pudemos visualizar os documentos e tirar dúvidas com os profissionais que já atuam na área. As aulas de campo são importantes para termos esse contato maior com a realidade e associarmos o conhecimento teórico à prática. A teoria é muito importante, mas a prática envolve e motiva mais os estudantes”, diz.