Simulação de audiência pública ajuda a ampliar conhecimento e fortalecer cidadania

12 de novembro de 2019 - 21:21

Depois de visitarem a Câmara de Vereadores de Crateús, na última semana, e conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo municipal, os alunos do curso técnico em Contabilidade do MedioTec/Pronatec daquele município colocaram em prática o que aprenderam na visita técnica durante uma simulação de audiência pública para a elaboração de orçamento participativo. A atividade, realizada na tarde desta terça-feira (12), faz parte da disciplina Gestão e Orçamento Públicos, ministrada pela professora Geovana Pinheiro.

De acordo com a professora, mais do que ajudar os alunos a compreender o conteúdo da disciplina, a atividade também teve como foco o exercício da cidadania. “Eles estudaram a estrutura de orçamento público e viram que pode ser feito um orçamento participativo, onde a população pode opinar e dar sugestões para melhorias no município. O momento foi de grande satisfação para mim, pois eles sugeriram realmente o que acham que precisa melhorar em Crateús. O objetivo foi colocar em prática o que eles viram na disciplina e estimular a participação deles nas decisões políticas da cidade, exercitando a cidadania”, explicou.

Para o aluno Fabrício Soares, 19 anos, a atividade cumpriu o objetivo proposto pela professora. “Foi uma experiência excelente. Fez com que eu conhecesse melhor o trabalho dos gestores públicos. Com esse conhecimento, posso exercer melhor a minha cidadania e buscar os meus direitos”, conta. Ainda de acordo com o aluno, a simulação da audiência pública para elaboração do orçamento participativo também ajudou a esclarecer a turma sobre as formas de atuação dos gestores públicos.

Criatividade para ensinar e aprender

A professora Geovana Pinheiro ressalta que a abordagem diferenciada do conteúdo, com a participação ativa do estudante e um ambiente mais descontraído, é essencial para proporcionar um maior aproveitamento das aulas. “Quando eu utilizo simulações na sala de aula, os estudantes acham ótimo. Eles adoram protagonizar cenas. É uma forma de aprendizagem diferente, pois sempre tem muita risada e eles abusam da criatividade para participar”, disse.