Alunos de Redenção conhecem atuação do Pronatec/MedioTec e estrutura da UECE

4 de novembro de 2019 - 18:22

A atuação do Pronatec/MedioTec e oferta de cursos técnicos para alunos da rede pública foram apresentadas para alunos da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Adolfo Ferreira de Souza, do município de Redenção, no último dia 29 de outubro. A turma do curso técnico de Administração conheceu as dependências do Campus do Itaperi e recebeu informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O coordenador adjunto do Pronatec/Funece e diretor da Unidade de Educação Profissional (UNEP), professor Nelson Arruda, recebeu os alunos na Sala dos Órgãos Colegiados, localizada no prédio da Reitoria da UECE. O professor Nelson informou que os estudantes também visitaram o Hospital Veterinário, onde foram recebidos pelo diretor da unidade, professor Dárcio Teixeira. Os jovens conheceram o espaço e o funcionamento do hospital, bem como as atividades do curso de graduação em Medicina Veterinária.

Os alunos de Redenção estavam acompanhados do professor Daniel Guerra, que coordena o Eixo de Gestão da EEEP Adolfo Ferreira de Souza e os cursos de Administração e Comércio ofertados na unidade. Segundo ele, o intuito da vivência foi proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a vida universitária.

“Foi para mostrar a eles o que a Universidade tem a oferecer para alunos que saem do Ensino Médio. Muitos deles terminam os estudos, mas não sabem que passo seguir. Eles sabem que precisam fazer uma graduação, mas não sabem onde e nem que a UECE é uma universidade do Estado, que tem uma estrutura tão bonita a oferecer. Na visita, eles conheceram a Universidade e as propostas que ela traz. São informações que serão úteis para eles daqui a algum tempo”, ressaltou Daniel Guerra.

O professor Daniel Guerra lembrou ainda sobre sua vivência como professor do Pronatec/MedioTec, nos cursos de Comércio dos municípios de Maracanaú e Cascavel, durante a pactuação 2017. “Foi uma experiência maravilhosa, pude perceber  o quanto a Universidade se preocupa em oferecer ensino técnico para alunos do Estado”.

A parceria realizada entre o Pronatec e os professores do MedioTec, por meio de reuniões, capacitações e todo o suporte oferecido também foi ressaltada pelo professor. “Me senti dentro da UECE, como membro da Universidade. Com certeza foram experiências que abrilhantaram ainda mais o meu currículo”, compartilhou.

David Wesley dos Santos Brito, 16 anos, é dos jovens que conheceu a universidade durante a visita. A partir da vivência, o estudante faz planos para cursar graduação em Administração, seguida de uma especialização na área. “Foi bem interessante a visita, porque é um ambiente novo para a gente. Tinha um grande desejo de estar presente nessa universidade, porque conhecer faculdades grande é um aprendizado”.

Já a aluna Rebeca Silva Ferreira, 16 anos, disse que a visita superou as expectativas. “Achei muito interessante o espaço proporcionado para os alunos (da UECE), foi mais do que eu esperava. Quando visitamos o Hospital Universitário, me dei conta do que a Universidade faz para beneficiar os alunos e o público ao redor”, elogiou. A jovem também almeja um dia pertencer à comunidade acadêmica da UECE. “Vou me decidir entre Administração ou Veterinária”.