Capacitação reúne professores e coordenadores do Pronatec/MedioTec na UECE

29 de agosto de 2019 - 20:47

Professores e coordenadores do MedioTec/Pronatec participaram neste mês da II Capacitação de professores de 2019, dentro do programa de formação continuada. O evento ocorreu no auditório Paulo Petrola, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os participantes debateram a relação entre professor e aluno, situações identificadas na pactuação de 2017 e conheceram o Programa de Motivação para o Aluno, elaborado pela Coordenação Psicopedagógica do Pronatec.

O professor Marcelo Alves dá aulas no curso técnico em Contabilidade de Jaguaretama e Jaguaribara e em Comércio de Tauá. Para ele, a capacitação oferecida pelo Pronatec traz luz a respeito do que pode conversar com os estudantes. “Alguns alunos têm problemas, às vezes a gente nem sabe como eles vêm para a aula, como está a situação deles, o que estão sentindo”, destacou.

A assessora técnica do curso de Gerência de Saúde de Canindé, Hidelvandra Soares, acredita que a capacitação é o momento de os professores se conhecerem, se integrarem e ver a realidade de cada município.

“Esse momento com os psicólogos, coordenadores e professores, faz com que a gente volte atualizado de alguns assuntos e pendências, e com que a gente coloque em prática na em sala de aula. Podemos ver melhor o resultado e desempenho dos alunos e trabalhar a integração entre eles. Esse curso nos motiva e ajuda a levar essa motivação para eles”, defendeu Hidelvandra.

A psicóloga Aline Guilherme, da UECE, participou da capacitação conversando com os presentes sobre as particularidades da adolescência. Ela destacou que a adolescência é uma época de aquisição da autonomia, construção da personalidade e da própria visão de mundo.

Professores e coordenadores acompanharam ainda oficina sobre jogos teatrais para a sala de aula. Os participantes também receberam informações sobre lotação, e SigPronatec e importância sobre o acompanhamento contínuo.

PROGRAMA DE MOTIVAÇÃO

A coordenadora psicopedagógica do Pronatec/MedioTec, Ana Ignez Belém, apresentou aos presentes o Programa de Motivação para Aprender na Escola, que terá objetivo de oferecer apoio psicopedagógico aos alunos dos diferentes cursos que integram o programa.

“A ideia de desenvolver um programa dessa natureza, nasce da compreensão de que a aprendizagem escolar é um desafio constante que demanda o desenvolvimento do aluno em todos os seus aspectos”, afirmou a coordenadora. Assim, o programa foi idealizado para driblar problemas que podem afetar o interesse e aprendizado dos estudantes, como cansaço, desânimo, impulsividade, ansiedade.

O programa sugere que cada professor do MedioTec faça com os alunos atividades no início das aulas ou logo após o intervalo, que devem ter duração de 15 a 20 minutos. Entre as atividades, estão exercícios respiratórios, alongamento, sarau de poesias, trazer para a sala de aula algum objeto de que gosta muito, entre outras.

Ana Ignez informa que o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UECE) irá acompanhar o desenvolvimento do programa que foi planejado, com essas atividades, para o semestre atual, em todas as turmas.