Cursos MedioTec Pactuação 2018

11 de setembro de 2018 - 13:56

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) aderiu, em 2017, a ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec, que tem como finalidade a oferta de cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação.

O MedioTec pretende, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a ser inserido no mundo do trabalho e renda.

Na pactuação 2018, o MedioTec/Funece possui 2 turmas em 2 municípios e 1 curso pertencente ao eixo tecnológico abaixo:

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.

Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo.

Curso Técnico em Gerência de Saúde

Planeja, controla e avalia a implementação de programas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Realiza estudos de custos e viabilidade. Desenvolve projetos de gestão em saúde. Realiza previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Fiscaliza a execução de contratos e serviços de terceiros. Aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes e serviços de saúde. Desenvolve e alimenta estatísticas de indicadores de saúde.

Carga horária: 1200 horas