Cursos FIC Pactuação 2016

28 de novembro de 2016 - 11:09

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) oferece, na pactuação 2016 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 14 diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 33 turmas distribuídas em 15 municípios do Ceará, o que inclui a capital, Fortaleza. Os cursos são pertencentes a três eixos tecnológicos:

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo. Ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos.

Agente Comunitário de Saúde

Promove a saúde e a prevenção de agravos. Desenvolve atividades junto às famílias e à comunidade. Mobiliza as famílias para a vida organizativa, para a resolução de problemas identificados, para a conquista da saúde e para a autonomia dos sujeitos sociais. Colabora na identificação do perfil epidemiológico da área adstrita. Mobiliza estratégias de promoção da saúde. Medeia a formação de vínculo entre a comunidade e as equipes de saúde e outras esferas da organização da vida social.

Carga horária: 400

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Agente de Combate às Endemias

Realiza a vigilância, a prevenção, o controle de doenças e a promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do órgão gestor. Zela pela manutenção da saúde coletiva

Carga horária: 240

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Auxiliar de Saúde Bucal

Participa de programas de prevenção das doenças bucais. Auxilia em intervenções clínicas odontológicas, na organização do consultório e da agenda de pacientes, no controle de estoques e na manutenção dos instrumentais e equipamentos odontológicos.

Carga horária: 300

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Cuidador de Idoso

Contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso. Zela pela integridade física do idoso. Cuida da higiene, do conforto e da alimentação do idoso. Observa possíveis alterações no estado geral do idoso.

Carga horária: 160

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Higienista de Serviços de Saúde

Realiza a limpeza e desinfecção dos ambientes de saúde. Evita a disseminação de infecções. Aplica as normas de biossegurança ao manuseio de produtos químicos e materiais biológicos.

Realiza limpeza terminal e concorrente. Considera a classificação de áreas nos ambientes de saúde.

Carga horária: 240

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Recepcionista em Serviços de Saúde

Recepciona e atende clientes, pacientes, usuários e visitantes. Organiza e opera sistemas de documentação de convênios. Facilita o acesso às consultas, exames, admissão e alta hospitalar

Carga horária: 240

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Compreende atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio social, pedagógico e administrativo em escolas públicas e privadas e demais instituições. Tradicionalmente são funções que apoiam e complementam o desenvolvimento da ação social e educativa intra e extraescolar. Os serviços de desenvolvimento educacional são realizados em espaços como secretaria escolar, bibliotecas, manutenção de infraestrutura, cantinas, recreios, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas e outros espaços requeridos pela educação formal e não formal. Os serviços de desenvolvimento social vão além do espaço escolar e buscam a integração do indivíduo na sociedade, bem como melhoria de sua qualidade de vida. A organização curricular destes cursos contempla estudos de ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, raciocínio lógico, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Inglês Básico

Compreende e usa expressões familiares e cotidianas e enunciados simples. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem). Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Carga horária: 160

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Caprinocultor

Maneja a criação de caprinos nos diferentes sistemas de produção. Implanta sistemas de produção de forragem e os seus processos de conservação, com a produção de silagens e feno. Projeta e implanta pastagens. Trabalha reservas estratégicas de água e alimentação para os animais em época de necessidade de suplementação. Desempenha o manejo alimentar, mineral e sanitário do rebanho. Controla a reprodução natural e promove a inseminação artificial. Ordenha e prepara caprinos para exposição e venda. Controla a qualidade dos produtos derivados. Gerencia o empreendimento caprícola. Atende a legislação vigente.

Carga horária: 200

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto

Fruticultor

Conhece aspectos relativos a produção de mudas, solos e nutrição vegetal. Seleciona e demarca área para plantio. Implanta pomares. Realiza tratos culturais e manejo. Executa atividades relacionadas a irrigação. Executa atividades de colheita. Atende a legislação vigente.

Carga horária: 200

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto

Avicultor

Gerencia o empreendimento. Maneja a criação extensiva e confinada de aves. Controla a condição sanitária dos animais. Controla a qualidade da alimentação e da produção. Controla a qualidade dos produtos derivados. Realiza a programação logística e de transporte. Aplica a legislação para a produção e bem-estar animal. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental. Atende a legislação vigente.

Carga horária: 200

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto

Ovinocultor

Maneja a criação de ovinos nos diferentes sistemas de produção. Implanta sistemas de produção de forragem e os seus processos de conservação, com a produção de silagens e feno. Projeta e implanta pastagens. Trabalha reservas estratégicas de água e alimentação para os animais em época de necessidade de suplementação. Desempenha o manejo alimentar, mineral e sanitário do rebanho. Controla a reprodução natural e promove a inseminação artificial. Ordenha e prepara ovinos para exposição e venda. Controla a qualidade dos produtos derivados. Gerencia o empreendimento ovícola. Atende a legislação vigente.

Carga horária: 200

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto

Agricultor Orgânico

Executa com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos orgânicos. Cultiva e beneficia produtos orgânicos com base na legislação vigente e em consonância com as normas certificadoras. Utiliza manejo agroecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Opera e regula maquinário e implementos agrícolas exclusivos para utilização em sistemas orgânicos de produção.

Carga horária: 160

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto

Agricultor Familiar

Atua em propriedades familiares de pequeno e médio porte. Realiza diagnóstico da propriedade familiar baseado nas ações integradas do sistema produtivo. Planeja e organiza ações de forma cooperativa. Colhe e beneficia produtos agropecuários. Correlaciona os sistemas de produção e o ecossistema. Maneja os recursos naturais de forma sustentável promovendo a integração lavoura pecuária. Atende a legislação vigente.

Carga horária: 200

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto

Suinocultor

Maneja suínos em todas as fases de criação nos diferentes sistemas de produção. Escolhe o manejo adequado com os objetivos e instalações existentes. Faz o controle zootécnico nas diversas fases de produção. Detecta cio e os períodos ideais de cobertura. Realiza o manejo reprodutivo da cobertura ao parto e em todas as etapas, do nascimento a terminação. Desenvolve o manejo de matrizes e reprodutores. Prepara instalações para todas as fases de

produção. Desenvolve o manejo alimentar e a elaboração de rações. Realiza o manejo sanitário. Atua na comercialização de animais baseado em aspectos de bem estar animal e manejo racional. Atende a legislação vigente.

Carga horária: 200

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto