PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA – PROMAC
O Programa de Monitoria Acadêmica – PROMAC tem como objetivo incentivar a participação dos alunos dos cursos de graduação nas atividades de iniciação à docência universitária, proporcionando visão integrada e contextualizada da disciplina/área em que o monitor realiza as atividades acadêmicas. É mantido por meio de recursos do Fundo de Combate à Pobreza – FECOP e de custeio da própria UECE.
Distribuição de Bolsas
Em 2025, foram ofertadas 504 bolsas, sendo 254 da fonte custeio e 250 da fonte FECOP, distribuídas no processo seletivo.
Duração da Bolsa
As atividades se iniciaram geralmente no mês de março e são finalizadas no mês de dezembro. Os monitores exercem 12 horas de carga-horária semanal em suas atividades. Estas atividades são idealizadas pelos orientadores e focas no desenvolvimento e preparação do aluno para a docência. Para a monitoria voluntária são ofertadas o mesmo número de vagas da monitoria remunerada, para os estudantes dos diferentes cursos da Instituição.
Processo seletivo
O processo de seleção é realizado eletronicamente, por meio do Sistema de Administração de Bolsas Estudantis – SABES, desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.
No processo de seleção, a primeira etapa consiste no julgamento do mérito dos projetos submetidos por uma comissão de pareceristas ad hoc formada por professores da UECE.
A segunda etapa consiste na distribuição das bolsas entre os projetos aprovados pela comissão de pareceristas ad hoc, realizada pelos comitês avaliadores, conforme a Chamada Pública.
Vigência do Programa
A vigência das bolsas vai de março à dezembro do ano corrente.
Todas as atividades referentes à monitoria do ano corrente são finalizadas no ano seguinte com a solicitação do relatório de monitoria para os bolsistas e a emissão dos certificados.
Contato por e-mail: promac_prograd@uece.br ou telefônico: (85) 3101-9624