Cursos de Graduação na Modalidade EaD

20 de dezembro de 2018 - 16:41

A UECE iniciou suas atividades na modalidade de Educação a Distância em meados da década 1990. Foram ações promovidas pelo Centro de Educação – CED – visando à oferta de cursos de licenciatura, através do Núcleo de Educação Continuada e a Distância – NECAD.

Em 2005, o Governo Federal criou a Universidade Aberta do Brasil – UAB – com o objetivo de fazer a articulação e integração experimental de um sistema nacional de Educação Superior no Brasil, formado por instituições públicas. Percebia-se a necessidade de criação de uma rede que levasse Ensino Superior público de qualidade aos municípios que não tinham acesso a cursos de graduação. Para esse fim, a modalidade EaD se mostrava como ferramenta essencial.

Lançado o primeiro Edital da UAB, em 2005, a UECE integrou o consórcio com outras 27 instituições de Ensino Superior. Ampliou-se assim sua experiência com a modalidade EaD. O projeto piloto foi realizado com a oferta do curso de graduação em Administração, com a finalidade de atender à demanda de qualificação dos servidores das empresas estatais.

A gestão da EaD passou a ser realizada pela Secretaria de Ensino a Distância – SEAD – criada em 2008. Com o reconhecimento da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a melhoria das práticas pedagógicas, novas formas de interação e comunicação entre educandos, educadores e o conhecimento estavam progressivamente sendo requeridas. Diante deste novo cenário, a UECE criou a Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais – SATE – em substituição à SEAD.

Atualmente a UECE oferece, na modalidade a distância, o bacharelado em Administração Pública, além de sete cursos de licenciatura: Artes Plásticas, Ciências Biológicas, Física, Informática, Matemática, Pedagogia, Química.

Detalhes sobre os cursos de graduação na modalidade EaD (Saiba mais…)