GRUPOS DE PESQUISA

 

Estudos Organizacionais, Tecnologias Digitais e Pesquisa Qualitativa – EO-TEDPEQ

 

O Grupo de Estudos Organizacionais e o Laboratório Tecnologias Digitais e Pesquisa Qualitativa (TEDPEQ) desenvolve pesquisas que focalizam as Práticas e o Organizar, deslocando ênfases entre os posicionamentos ontoepistemológicos processuais, crítico e pós-estruturalistas, envolvendo as discussões das práticas cotidianas e das práticas históricas (de tempo e de memória), das abordagens da actor-network theory (ANT) e da ANTi-History, da estética, da cultura alimentar, das praticas de espaços no organizar de cidades, das práticas científicas e de aprendizagem. Relata-se ainda o recente desenvolvimento de pesquisas referentes ao estudo de práticas de (de)colonização e promoção de conhecimentos no contexto das organizações/Administração

 

Líder: Ana Sílvia Rocha Ipiranga

E-mail: silvia.ipiranga@uece.br

 

Gestão de marketing e inovação

 

Os trabalhos originados dos pesquisadores ligados ao grupo investigam os modelos organizacionais, as técnicas e as ferramentas de gestão das diversas áreas da administração, os processos de conhecimento, aprendizagem e inovação para a construção da teoria e compreensão do cotidiano de empresas de diversos portes.

 

Líder: Ana Augusta Ferreira de freitas

E-mail: ana.freitas@uece.br

 

Tecnologias Educacionais e Educação a Distância

 

Os trabalhos gerados pelos pesquisadores do grupo buscam compreender as tecnologias educacionais em cursos de educação à distância e seus elementos de gestão.

 

Líder: Ana Augusta Ferreira de freitas

E-mail: ana.freitas@uece.br

 

Integra Saberes sobre Trabalho, Organizações e Gestão

 

O grupo realiza pesquisas na interface dos temas trabalho, organizações e gestão, sob a perspectiva teórica da Psicodinâmica do Trabalho.

 

Líder: Ana Cristina Batista dos Santos

E-mail: ana.batista@uece.br

 

Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade

 

A atuação do grupo de pesquisa se insere no âmbito dos estudos de organizações e seus ambientes, foco do PPGA-UECE. Os estudos empreendidos visam ao levantamento do estado da arte nas teorias em RSA e Sustentabilidade, à compreensão de como estão as práticas de gestão nos ambientes estudados em relação aos modelos encontrados na teoria e às boas práticas observadas nas organizações consideradas como exemplos a serem seguidos, assim como à percepção que têm os gestores das organizações estudadas quanto à adoção de novas práticas. Também são consultados os diversos públicos de interesse (stakeholders) sobre aspectos estratégicos, gerenciais e de desempenho organizacional nos temas de RSA e Sustentabilidade. Busca-se contribuir para o avanço da teoria das organizações e favorecer a disseminação de melhores práticas de gestão na temática.

 

Líder: Francisco Roberto Pinto

E-mail: roberto.pinto@uece.br 

 

Gestão de Pessoas

 

Os estudos empreendidos visam ao levantamento do estado da arte na teoria em Gestão de Pessoas, à compreensão de como estão as práticas de gestão nos ambientes estudados em relação aos modelos apresentados na teoria e às boas práticas observadas nas organizações consideradas como exemplos a serem seguidos. Também são colhidas e analisadas as percepções que de gestores e colaboradores das organizações estudadas quanto à adoção das práticas.

 

Líder: Antônio de Pádua Araújo

E-mail: padua.araujo@uece.br

 

Inovação na Gestão de Cidades

 

O grupo tem por objetivo aprofundar os estudos sobre o campo da gestão de cidades, expandindo a massa crítica sobre o tema que ainda é pouco explorado pela ciência da administração, para ambientes de complexidade, auto-organização e emergência como as cidades, onde não se adéquam os modelos tradicionais de gestão.

 

Líder: Hermano José Batista de Carvalho

E-mail: hermano.carvalho@uece.br 

 

Estratégia, Desempenho Empresarial, Empreendedorismo e Inovação

 

Os pequenos e médios negócios, assim considerados as pequenas e médias empresas formais e informais e os trabalhadores por conta própria, têm grande importância socioeconômica no Ceará, que se notabiliza pelo contínuo abrir e fechar de novos empreendimentos e pela sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento. Por essas razões, o surgimento desses negócios é considerado uma prioridade das entidades públicas e das organizações civis e ONGs comprometidas com a promoção do desenvolvimento econômico e local. Esse grupo espera contribuir com trabalho dessas entidades, favorecendo maior conhecimento da natureza, dos problemas, das estratégias, dos processos de inovação adotados e das potencialidades dessas organizações, bem assim do impacto das políticas públicas pertinentes. Pretende ainda promover o aperfeiçoamento do padrão de gestão dessas empresas, através da difusão de modelos e práticas aplicáveis à realidade local, e oferecer oportunidades de aperfeiçoamento a seus gestores.

 

Líder: Paulo César de Sousa Batista

E-mail: paulo.batista@uece.br 

 

Gestão da Inovação

 

Espera-se que com a institucionalização do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação, haja um fortalecimento da integração, cooperação e compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores com interesse em Inovação na UECE, já que, professores vinculados aos departamentos de Administração e Ciências da Computação estão inseridos, havendo forte potencial de ampliação dessa base após a formalização. Além disso, espera-se promover um ambiente adequado ao debate de temas importantes na área, com a realização e publicação de pesquisas com alta relevância teórica e empírica em maior quantidade, haja vista o aumento da quantidade de pesquisadores envolvidos, buscando trazer à UECE um fortalecimento de seu posicionamento como Instituição de excelência em pesquisas sobre Inovação e Tecnologia. Tem-se, ainda, buscado um estreitamento de relações acadêmicas com pesquisadores da área a nível nacional e internacional em outras instituições de ensino e pesquisa.

 

Líder: Samuel Façanha Câmara

E-mail: samuel.camara@uece.br 

 

Psicologia Econômica Aplicada ao Comportamento do Consumidor

 

O grupo desenvolve pesquisas relacionadas ao comportamento do consumidor referente às variáveis pessoais e sociais que determinam a tomada de decisão para o consumo tanto a nível individual como familiar, contempla o desenvolvimento de modelos para a educação do consumidor levando-se em consideração a temática da personalidade do consumidor, comportamento de compra normal, compulsiva e impulsiva, além da percepção de estímulos comerciais, atitudes ao endividamento, atitudes ao dinheiro e consumo. Também pesquisa o consumo em mercados alternativos para a baixa renda objetivando conhecer os motivos pelos quais esses mercados são frequentados, e a influência das características informais no comportamento do consumidor.

 

Líder: Verónica Lidia Peñaloza Fuentes

E-mail: veronica.penaloza@uece.br