Projetos de extensão

Projeto de extensão “Viva a Palavra”

Coordenadora: Profa. Dra. Claudiana Nogueira de Alencar

e-mail: claudiana.alencar@uece.br

 

O Programa “Viva a Palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza” busca fortalecer as práticas de letramento crítico da juventude que reside nas comunidades do entorno do campus do Itaperi e do Campus de Fátima. Entendemos que tais práticas de letramento, realizadas através de diversos jogos de linguagem (cirandas de leitura, oficina de produção de poesia, oficina de narração, saraus literários, fórum de diálogos entre movimentos sociais etc) podem contribuir, através do uso social da linguagem e de seu trabalho terapêutico e emancipatório, para o desenvolvimento da conscientização crítica e resistência da juventude negra, para a promoção da cultura de paz e para valorização da vida do jovem negro na comunidade. O Programa realiza três projetos de pesquisa- intervenção (Palavras de Paz; Palavras de Resistência e Palavras de Esperança) que são desenhados na articulação das dimensões investigativa, interventora e crítica como princípio que associa a formação das alunas e dos alunos à função social das instituições de ensino superior públicas. Os estudos, formações e planejamentos das ações do Viva durante o ano de 2019 foram realizadas no LECLI.

 

Clique aqui e acompanhe as atividades do projeto.

 

 

 

 

Projeto de extensão “Uece Solidária”

Coordenadores: Profa. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão e Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu

e-mails: cleudene.aragao@uece.br e lucineudo.irineu@gmail.com

 

O programa tem como objetivo geral proporcionar engajamento dos alunos da Uece em projetos diversos com o intuito de contribuir no combate à desigualdade social em perspectiva ampla, fortalecendo o voluntariado universitário como parte fundamental da formação humana, acadêmica e profissional.

 

Entre as atividades que o Uece Solidária realiza estão:
-Mutirão de atividades pedagógicas com cidadãos em situação de rua;
-Reforço escolar e projetos de letramento em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes;
-Arrecadação de alimentos e de livros na Semana Universitária e em demais eventos da Uece para fomentar bibliotecas em instituições de acolhimento e demais projetos sociais;
-Círculos de leitura e formação de leitura em instituições escolares (escolas, creches etc.) e não escolares (hospitais, associações de moradores, centros culturais etc.).