Linhas de Pesquisa

15 de fevereiro de 2012 - 13:50

Área de concentração: Gestão dos Negócios e dos Territórios Turísticos.  

O Curso está inserido nas áreas de conhecimento da Administração e da Geografia porque se propõe apoiar o mercado turístico e as políticas públicas de cunho sócio-territorial, associando programas de pós-graduação com competência para isto.Sua contribuição é ampla, pois abrange o conhecimento, o desenvolvimento de metodologias, pesquisas e tecnologias mercadológicas em torno da competência empresarial no mercado nacional e global, orientado para o crescimento econômico, sem deixar de objetivar o desenvolvimento local das comunidades receptoras, planejando e organizando os impactos sócio-territoriais numa perspectiva do desenvolvimento sustentável.

 

 Linha 1: Política, estratégia e gestão dos negócios turísticos;

Parte da demanda por estes conhecimentos e práticas está relacionada à capacidade de criticar e de desenvolver políticas, ou de planejar os negócios turísticos em termos privados ou públicos. A definição de oportunidades, de potencialidades e de mercados emerge como discussão central das pesquisas privadas, que hoje não podem estar dissociadas de questões atuais de qualidade e de marketing, bem como de organização do trabalho e da logística que a atividade requer e necessita para se desenvolver. Dentro desta linha de discussão do empreendimento turístico, se faz necessária definição de políticas públicas para apoiar as iniciativas que tanto podem ser de grandes grupos empresariais quanto de pequenos grupos ligados a comunidade, desenvolvendo os arranjos produtivos locais.

 

 Linha 2: Turismo, território e desenvolvimento local.

Essa linha de pesquisa direciona as reflexões para o envolvimento dos profissionais do turismo com os territórios turísticos. Isto é, para que os profissionais não se voltem apenas para negócios, mas que tratem das relações do turismo com o lugar e com a comunidade receptora, abordando, portanto, as questões sócio-territoriais e de desenvolvimento local e suas implicações com a região. Afinal, o negócio turístico tem capacidade de gerar impactos positivos e negativos sobre os territórios e lugares onde se instalam e dominam trazendo, muitas vezes, conseqüências indesejáveis que merecem avaliação, crítica e propostas de recondução. Essa linha de pesquisa direciona os estudos a prática do turismo em bases sócio-ambientais sustentáveis.