O que você precisa?

Projetos de Pesquisas em Andamento

LINHA DE PESQUISA: Estado, Questão Social e Serviço Social

Profª. Drª. Aurineida Maria Cunha
– A cidade do espetáculo e o espetáculo na cidade: Os impactos das obras da copa nas comunidades no entorno do Estádio castelão.
– UECE/Serviço Social e as comunidades no entorno do Estádio Castelão: os impactos das obras para a Copa de 2014.

Profª. Drª. Cristiane Maria Marinho
– O projeto pesquisa a categoria da diferença no pensamento Deleuziano tendo como centralidade a obra Diferença e Repetição.

Prof. Dr. Frederico Jorge Ferreira Costa
– A obra O Capital crítica da Economia Política de Marx e a problemática educacional: primeiras aproximações.
– Ontologia do ser social e educação: primeiras aproximações.

Profª. Drª. Irma Martins Moroni da Silveira
– A Proteção Social Especial na Política de Assistência Social: um estudo acerca dos trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social no Estado do Ceará

Profª. Drª. Liana Brito de Castro Araújo
– Palavras e olhares da Serrinha: memória socioambiental da Lagoa da Itaperaoba.
– Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes.

Profª. Drª. Maria Cristina de Queiroz Nobre
– A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010.
– Transformaciones recientes del Estado ampliado en América Latina: una aproximación desde la sociología política de Gramsci.

Profª. Drª. Maria Glaucíria Mota Brasil
– As guardas municipais e a formação dos seus efetivos: experiências das cidades de Fortaleza e Porto Alegre.
– Os desafios da formação das guardas municipais: experiências de Fortaleza e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Profª. Drª. Maria do Socorro Ferreira Osterne
– Observatório de Políticas Públicas: Banco de Dados sobre a Violência Contra a Mulher no Estado do Ceará.

Profª. Drª. Maria Zelma de Araújo Madeira
– Condição de vida das mulheres negras em Fortaleza: Reflexões sobre os impactos da discriminação de gênero e étnico-racial.
– Comunidades Quilombolas do Ceará em foco: Impactos dos empreendimentos da Petrobras na preservação do patrimônio histórico-cultural.

LINHA DE PESQUISA: Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais

Profª. Drª. Aurineida Maria Cunha
– História dos 60 anos do Curso de Serviço Social no Ceará: particularidades da formação profissional na Universidade Estadual do Ceará.

Profª. Drª. Célia Maria Machado de Brito
– História e Memória da Educação de Jovens e Adultos no Ceará de 1960 aos dias atuais.

Profª. Drª. Francisca Rejane Bezerra Andrade
– A Política de Educação Profissional do Governo do Estado do Ceará: a articulação do ensino médio com a educação profissional.

Prof. Dr. Frederico Jorge Ferreira Costa
– Alienação, educação e práxis educativa emancipatória.
– Práxis educativa, alienação, condições de trabalho dos professores da rede publica de Itapipoca.

Profª. Drª. Liana Brito de Castro Araújo
Aspectos sócio-ambientais em Áreas de Reforma Agrária no Ceará: um estudo dos impactos do projeto Fossa Verde e da Educação.

Profª. Drª. Lúcia Conde de Oliveira
– Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas escolas públicas em Fortaleza-CE.
– Participação Popular na Estratégia Saúde da Família.

Profª. Drª. Maria Glaucíria Mota Brasil
– Etnografias urbanas: redes, conflitos e lugares.

Profª. Drª. Maria do Socorro Ferreira Osterne
– Assassinato de mulheres no Ceará: antes e depois da Lei Maria da Penha.

Profª. Drª. Maria Zelma de Araújo Madeira
– Os Impactos da Discriminação de Gênero e Étnico-Racial na vida das mulheres negras acompanhadas pela Coordenadoria Especial.
– A implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas Públicas de Fortaleza/ CE : por uma educação das relações étnico-raciais.

Agenda - Julho 2014

MESTRADO ACADÊMICO EM SERVIÇO SOCIAL DA UECE - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi - CEP 60.740-903