Cooperação e Intercâmbio

12 de janeiro de 2012 - 14:00

A Universidade Estadual do Ceará historicamente vem estabelecendo convênios e intercambio com outras Instituições do Estado, como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e de Instituições de caráter nacional, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Pernambuco.
 
O Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pretende articular-se com outros programas de universidades brasileiras e estrangeiras para firmar protocolos acadêmicos visando à troca de saberes entre docentes e discentes e pesquisadores, realizando ações de colaboração entre programas de pós-graduação no sentido de ampliação do campo de conhecimento em áreas de interesse acadêmico dos pesquisadores do referido mestrado. No contexto da UECE, os Mestrados em Políticas Públicas e Sociedade,Saúde Pública e o de Educação serão parceiros institucionais. Na Universidade Federal Ceará – UFC, a articulação com o Programa de Pós-Graduação de Sociologia será possível a partir de parcerias entre os professores deste programa e ex-alunos do mestrado e do doutorado que atualmente são docentes permanentes da UECE e encontram-se inseridos nesta proposta de mestrado acadêmico. No âmbito regional, a UECE mantém parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – PE, em particular, com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Movimentos Sociais e Direitos Sociais. Esta parceria tem sido construída desde a realização de uma turma especial do curso de mestrado em Fortaleza para professores do curso de Serviço Social da UECE, como também por outros professores que já cursaram doutorado e/ou estão cursando naquela Universidade. Portanto, esse fluxo de professores do Curso de Serviço Social no curso de doutorado neste programa possibilitará o intercâmbio de pesquisadores com os mesmos eixos temáticos. Como intercâmbio internacional serão realizados esforços para estabelecer parcerias através do programa pesquisador visitante com a UNAM – Universidade Autômona do México, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, em particular, com o Prof. Dr. Lúcio Fernando Oliver Costilla, e com J.W. Goethe Universität Frankfurt, em articulação com o Prof. Dr. Marcelo Parreira do Amaral.
 
 
INTERCÂMBIOS INSTITUCIONAIS
1 – Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética, coordenado pela professora Maria Glaucíria Mota Brasil, Laboratório de Conflitualidades e Violência, coordenado pela professora Rosemary de Oliveira Almeida e o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e Ética(UECE/CNPq), liderado pelas mesmas, são parceiros do Laboratório de Estudo da Violência da UFC, coordenado pelo professor César Barreira e seu Grupo de Pesquisa Poder, Violência e Cidadania (UFC/CNPq) na elaboração e execução do Projeto de pesquisa Etnografias urbanas: redes, conflitos e lugares – UFC/UECE(EDITAL N. 08/2010 Programa de apoio a Núcleos de Excelência RONEX/FUNCAP/CNPq) no período de 2011-2013. Na execução da referida Pesquisa, os professores Maria Glaucíria Mota Brasil, osemary de Oliveira Almeida e Geovani Jacó de Freitas serão os pesquisadores responsáveis pelo Eixo 3 denominado SISTEMA DE LASSIFICAÇÃO, VALORES MORAIS E PRÁTICAS INSURGENTES – bairros degradados, bairros violentos, bairros sem lei. O eixo da pesquisa busca fazer a etnografia de práticas cotidianas já institucionalizadas ou instituintes, observando e comparando os espaços diferenciados as escolas da rede pública e privada em diferentes regiões da cidade de Fortaleza. Outro aspecto a ser enfatizado no presente eixo refere-se à análise do fenômeno da criminalidade e da violência na cidade de Fortaleza.
2 – Laboratorio de Estudios e Investigación en Derechos Humanos, Ciudadanía y Ética en la Universidad Estatal de Ceará-Brasil dirigido or el profesor Maria Glaucíria Mota Brasil participa como socio en la propuesta de Pesquisa Red Temática “La violencia urbana y la cción policial” (VIOURB) presentada en la Convocatoria CYTED (Programa Iberoamericano de Cencia y Tecnología para el esarrollo)(2011-2013) y cuyo coordinador es Paulo Granjo, perteneciente a la institución ICS- Universidad de Lisboa. A Rede Temática Violências Urbanas e Acção policial (VIOURB) constitui um espaço de debate teórico e empírico entre instituições acadêmicas da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Portugal que desenvolvem pesquisas sobre fenômenos de violência urbana, ação policial construção social da ‘normalidade’, ‘marginalidade’, ‘autoridade’, ‘ameaça’ e ‘segurança’. O instrumento fundamental da Rede é realização de conferências, conjugando sessões de comunicações públicas (destinadas à apresentação e debate de estudos, análises e
perspectivas teóricas) e workshops restritos aos grupos participantes na Rede, destinados à discussão em pormenor de aspectos que sejam pertinentes a diferentes pesquisas e à organização de pesquisas comuns.

ESCRITÓRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – ECInt.
A UECE, consciente da importância de fortalecer as relações externas, de desenvolver atividades acadêmicas e de captar novas fontes que possam contribuir para ampliar as possibilidades de intercâmbio e de divulgação de suas ações em nível internacional, propõe-se a resgatar o significativo papel do Escritório nas questões pertinentes a esta área e na representação da UECE no cenário internacional, ampliando sua atuação para todo o Sistema SECITECE. As iniciativas propostas são avaliadas à luz do impacto e do alcance sobre as comunidades receptoras. Esse procedimento implica primorar mecanismos de negociação, avaliação e gestão dos projetos, a fim de enquadrá-los às prioridades mútuas dos parceiros envolvidos.
 
OBJETIVOS
– Estruturar, institucionalizar e consolidar a gestão da cooperação internacional na UECE e no Sistema SECITECE;
– Fortalecer as relações internacionais da UECE e do Sistema SECITECE com centros de referências do exterior;
– Promover e divulgar a produção da UECE e do Sistema SECITECE no exterior;
– Estimular o intercâmbio internacional de docentes e discentes de graduação e pós-graduação, gestores e servidores envolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão.
– Apoiar a mobilidade de pesquisadores no desenvolvimento conjunto de pesquisas na capacitação de recursos humanos.
– Organizar, institucionalizar, encaminhar e acompanhar os Convênios de Cooperação Internacional.

 Convênios Ativos

 

Instituição Signatária: Universidad Nacional de Quilmes – UNQ
País: Argentina
Vigência: Indeterminado
Área: Todas
Objetivo: Tem como objetivo o estabelecimento de mecanismos de cooperação, intercâmbio e assistência.
 
Instituição Signatária: Lumière – Lyon 2
País: França
Vigência: Abril 2008 – Abril 2013
Área: Todas
Objetivo: Estabelecer cooperação para facilitar todas as ações consideradas de interesse comum pelas partes
Instituição Signatária: University of Wisconsin-Parkside
País: Estados Unidos
Vigência: Indeterminado
Área: Todas
Objetivo: Cooperar em programas educacionais e projetos conjuntos de pesquisa.
Instituição Signatária: Universidade Técnica de Lisboa
País: Portugal
Vigência: 2005-2010
Área: Todas
Objetivo: Cooperação e Intercâmbio Técnico-Científico
Instituição Signatária: Universidade de Lisboa
País: Portugal
Vigência: Indeterminado
Área: Todas
Objetivo: Desenvolvimento de uma ampla cooperação científica e pedagógica.
Instituição Signatária: Universidad Autónoma de Guerrero
País: México
Vigência: 2009-2014
Área: Todas
Objetivo: Realização de estudos e investigação, conferências e quaisquer outras atividades que as partes considerem importantes ou convenientes.
Instituição Signatária: Université Libre de Bruxelles
País: Bélgica
Vigência: 2002-2012
Área: Todas
Objetivo: Formas de cooperação como: intercâmbio de docentes, informações, estudantes de graduação e pós-graduação, atividades conjuntas de pesquisa.
Instituição Signatária: Universidade Palacký
País: República Tcheca
Vigência: Indeterminado
Área: Todas
Objetivo: Formas de cooperação como: intercâmbio de docentes, informações, estudantes de graduação e pós-graduação.
Instituição Signatária: Universidad de Huelva
País: Espanha
Vigência: Indeterminado
Área: Todas
Objetivo: Programa de Intercâmbios de professores e alunos, o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Instituição Signatária:
Universidad de Camaguey
País: Cuba
Vigência: Indeterminado
Área: Todas
Objetivo: Desenvolver o ensino superior e a pesquisa científica e tecnológica.
 
Instituição Signatária: Universidad Del Mar (UDM)
País: Chile
Vigência: 2010-2015
Área: Todas
Objetivo: Estabelecer um programa de cooperação mútua e criar as condições necessárias para a efetivação do intercâmbio que irá tender professores, pesquisadores e alunos, com níveis de graduação e pós-graduação.
Instituição Signatária: Université du Québec à Chicoutimi
País: Canadá
Vigência: 2010-2015
Área: Todas
Objetivo: Promover o intercâmbio de alunos e professores, com fins de ensino e de pesquisa nos domínios de interesse comum.