O que você precisa?

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, proposto pela Universidade Estadual do Ceará – UECE constituir-se-á no primeiro mestrado em Serviço Social no Ceará, após 60 anos da instalação do primeiro Curso de Graduação em Serviço Social no Estado. O referido mestrado pretende, assim, atender à necessidade histórica de formação de professores para o ensino em cursos de Serviço Social no Ceará, hoje em número de 12 cursos presenciais. Este programa de mestrado é multidisciplinar por ser composto professores e pesquisadores nas áreas de Serviço Social, Sociologia, Educação, Saúde Públicas e Filosofia. Apresenta os seguintes objetivos: Formar mestres na área do Serviço Social, Trabalho e Questão Social; Formar docentes para atuarem na educação superior na área de Serviço Social, Trabalho e Questão Social; Qualificar pesquisadores nas áreas de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais; Qualificar recursos humanos para planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de políticas e programas sociais; Promover o desenvolvimento de pesquisas de interesse científico, tecnológico e social. As linhas de pesquisa do programa são: Estado, Questão Social e Serviço Social em Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais. Serão ofertadas 12 vagas anuais para os dois primeiros anos de funcionamento, tendo como público-alvo alunos egressos dos cursos de graduação em Serviço Social e das áreas de humanas e sociais.

LINHAS DE PESQUISA

Estado, Questão Social e Serviço Social
Analisa e contextualiza histórica, econômica e socialmente o papel do Estado na dinâmica do sistema capitalista de produção e as diversas matrizes da questão social, aproximando o diálogo para a constituição do Serviço Social enquanto profissão. A esta linha serão integrados projetos de pesquisa, coordenados por professores, com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação.

Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais
Estuda a constituição do serviço social a partir das transformações no sistema capitalista de produção, abrangendo uma discussão atual das metamorfoses do processo do trabalho e seus efeitos para a sociedade na atualidade. Analisa, ainda, os fundamentos da reforma do Estado e as matrizes que delineiam as políticas sociais na sociedade brasileira, considerando nesse processo as implicações das transformações no mundo do trabalho. A esta linha serão integrados projetos de pesquisa no campo das políticas sociais, coordenados por professores, com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação.

Agenda - Dezembro 2020

MESTRADO ACADÊMICO EM SERVIÇO SOCIAL DA UECE - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi - CEP 60.740-903