Missão, Visão e Valores da UECE

Missão Institucional

Produzir e disseminar conhecimento e formar profissionais para promover qualidade de vida das pessoas, competência tecnológica e desenvolvimento sustentável.

Visão de Futuro

Ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará.

Princípios e Valores

As ações da UECE são pautadas por princípios e valores democráticos e acadêmicos alicerçados na produção crítica do conhecimento e na abertura ao diálogo com os diversos setores da sociedade. Esses princípios e valores constituem um conjunto de ideais integrados que balizam o processo decisório e o comportamento da Universidade, objetivando o cumprimento de sua missão, quais sejam os seguintes.

Autonomia universitária

A UECE busca garantir a primazia dos valores acadêmicos, em equilíbrio com as demais autonomias estabelecidas pelas Constituições do Brasil e do Ceará, quais sejam a administrativa, a de gestão financeira e a de gestão patrimonial.

Universalismo

A UECE prioriza a transposição dos limites nacionais, o fomento do campo epistemológico e a construção de paradigmas inclusivos, mediante a pesquisa científica, a formação profissional e a promoção cultural.

Excelência acadêmica

A UECE é uma instituição comprometida com a busca continuada da melhoria da qualidade de suas atividades acadêmicas em todos os níveis e modalidades de ensino, da pesquisa científica, da inovação tecnológica, da extensão e da produção artística e cultural.

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

A UECE reforça seu compromisso com a elaboração e a implantação de políticas institucionais que associem os eixos fundamentais de atuação: ensino, pesquisa e extensão.

Abertura à avaliação externa

A UECE se organiza para a avaliação interna continuada de seus processos e produtos e valoriza o olhar crítico que o governo, o mercado e a sociedade civil estabeleçam, visando à qualidade do atendimento às demandas, à transparência, à potência inclusiva e à eficácia.

Democratização, eficácia e transparência

A UECE valoriza a gestão descentralizada, transparente e democrática, priorizando a organização colegiada e o permanente diálogo com as instâncias constitutivas da comunidade universitária, integrando-se criticamente às demandas do governo, do mercado e da sociedade civil.

Respeito à diversidade

A UECE respeita e apoia a diversidade dos comportamentos, no âmbito da legalidade, das opiniões e das origens biopsicossociais, constituintes da humanidade, enfatizando a liberdade de expressão e a luta contra preconceitos de raça, de classe social, de gênero, de orientação sexual, de ideologias políticas e de credos religiosos.

Inserção nacional e internacional

A UECE busca a consolidação crescente de programas de integração e de cooperação com empresas públicas e privadas, instituições de fomento e desenvolvimento, órgãos de governo e instituições de educação superior do Ceará, do Brasil e do Exterior, que possibilitem inserção no cenário nacional e internacional, afirmando sua condição de universidade para todos, socialmente referenciada.

Objetivos Institucionais

Formada a partir de diversas iniciativas que buscavam prover os cearenses de ensino de qualidade, a UECE foi pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará, tornou-se uma maiores formadores de professores para a Educação Básica e atende, em seus cursos noturnos, na capital e no interior, a população que estuda e trabalha. Ela cresceu, consolidou o ensino de graduação, a pesquisa básica e a pós-graduação stricto sensu. Hoje, busca o salto para a pesquisa aplicada, a inovação tecnológica, a defesa da propriedade intelectual e a incubação de empresas, na busca dos seguintes objetivos globais.

1. Ampliar a participação no desenvolvimento sociocultural e econômico do estado
2. Ampliar a oferta de vagas e garantir a excelência do ensino de graduação e de pós-graduação
3. Ampliar e garantir a excelência da pesquisa científica
4. Ampliar e garantir a excelência da extensão e da inovação tecnológica