Conheça os Gestores da UECE

Reitor

Hidelbrando dos Santos Soares

Foi vice-reitor da Uece por oito anos, no período de 2012 a 2020.

É Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

É professor adjunto da Uece, com experiência na área de Geografia Humana. Na gestão, atuou também por oito anos consecutivos, 2004 a 2012, como Diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece).

Vice-Reitor

Dárcio Italo Alves Teixeira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Buenos Aires.

É professor associado da Faculdade de Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Uece.

Chefe de Gabinete da Reitoria

Altemar da Costa Muniz

 

Possui graduação em Licenciatura em História e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estágio pós-doutoral na Universidade do Porto-Portugal.

É professor associado da Uece, atuando na graduação na Feclesc (campus Quixadá) e no Mestrado Acadêmico de História, Culturas e Espacialidades. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Revoluções Contemporâneas, História do Ceará, História de Quixadá, História política, Memória e Instituições.

Atribuições da Chefia de Gabinete:
– Coordenar as atividades relacionadas a expediente, relações públicas, e representação da Reitoria;
– Despachar documentação com o Reitor;
– Coordenar e supervisionar o pessoal lotado na Reitoria;
– Coordenar as atividades de Comunicação Social da UECE.

Pró-Reitores


Pró-Reitora de Graduação

Maria Jose Camelo Maciel (Mazza)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará com habilitação e especialização em Gestão Escolar.

Possui diversas experiências com docência na educação básica na rede estadual de ensino do Estado de Ceará e no ensino superior na UNIFOR, no IFCE e na UECE.

Tem experiência em gestão no SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC – CE onde desenvolveu diversas atividades profissionais, dentre as quais atuou como diretora de educação profissional e coordenadora de estudos, pesquisas e planejamento e no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Paulo Freire, atuou como diretora.

Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, com atuação no curso de Pedagogia da FECLESC, bem como, na coordenação da Célula de Assessoria Pedagógica da PROGRAD e na coordenação institucional do Projeto de Residência Pedagógica.

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Maria Lucia Duarte Pereira

Formada em enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), fez mestrado e doutorado em enfermagem pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela Johhanes Kepler Universität, Linz-Áustria , é bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq- nível 2.

Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Doenças Negligenciadas (Doenças Infecciosas) e Metodologia de Pesquisa. Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) e faz parte do Grupo Gestor de avaliação da pós-graduação da UECE e coordenadora do grupo de trabalho de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) da UECE.

Pró-Reitora de Extensão

Maria Anezilany Gomes do Nascimento

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutora em Geografia (Ensino de Geografia) pela Universidade de Lisboa (IGOT/Ulisboa) (CNPq Modalidade Pleno no Exterior), com imersão no Geo Future School Excellence Programme (Universidade de Utrecht/Holanda/ Erasmus GFEP Programme). Investigadora colaboradora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia.

Membro, desde 2014, da equipe ibero-americana do Projeto Internacional “Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

Foi coordenadora do curso de licenciatura em geografia da FAFIDAM de 2019-2020 e diretora pro tempore desta faculdade entre outubro e dezembro de 2020

Pró-Reitora de Políticas Estudantis

Monica Duarte Cavaignac

Possui graduação em Serviço Social e em Direito.

É mestre em Educação e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Professora vinculada ao Curso de Serviço Social e ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE).

Pós-doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação (PPGE/UECE).

Pesquisadora na área de trabalho e educação.

Organizadora e autora do livro “Educação em debate: reflexões sobre ensino superior, educação profissional e assistência estudantil”, da EdUECE, entre outras publicações na área.

Foi membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Câmara de Pesquisa e da Comissão Própria de Avaliação (CPA); coordenadora de estágio e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Serviço Social; coordenadora da Célula de Assessoramento Pedagógico da PROGRAD e Pró-reitora de graduação da UECE.

Pró-Reitor de Planejamento

Paolo Giuseppe Lima de Araujo

Contador com Mestrado em Controladoria pela UFC.

Doutorando em Administração pela UECE.

É docente da UECE, vinculado ao Curso de Ciências Contábeis.

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis para o biênio 2019/2021.

Vice Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA para o quadriênio 2020/2024.

Membro da Academia Ciências Contábeis do Estado do Ceará – CESA.

Pró-Reitor de Administração

Fernando Antônio Alves dos Santos

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza e especialista em Administração na área de Gerência Geral pela Universidade Estadual do Ceará.

Na UECE, cursou mestrado profissional em Administração, e atualmente é mestrando no curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas.

Nos anos de 2000 a 2005, foi Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças; nos anos de 2005 a 2011, foi Coordenador do Núcleo de Custo, Orçamento e Projeto da Pró-Reitoria de Planejamento.

Entre 2014 e 2021 foi Pró-Reitor de Planejamento.

É presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência da UECE; é Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos; Membro integrante da Comissão Gestora da FUNECE para o Plano de Ação para Sanar Fragilidades – PASF; Membro Titular da Comissão Setorial de Ética Pública da FUNECE; Coordenador do Grupo de Trabalho para tratar da sustentabilidade da rede de Restaurantes Universitários da UECE; e Coordenador do GT Financeiro para tratar sobre os ajustes da FUNECE diante da Pandemia de COVID-19.

 

Diretores e Assessores


Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC

Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira

Formou-se em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará em 1989, e fez mestrado também em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza em 2001.
Em 2010, foi PhD pela Virginia Tech em 2010 em Ciência da Computação.
Seu doutorado nos Estados Unidos foi viabilizado com uma bolsa Fulbright (prêmio de prestígio nos Estados Unidos) ficando em primeiro lugar no Brasil.

Sua tese de doutorado foi sobre a capacitação de salas de aula convencionais inclusivas por meio da tecnologia. Atualmente é o Cientista-Chefe do Dell Lead.

O laboratório produz tecnologia relacionada a: Wearables, Tecnologia Assistiva, Educação, Sistemas Distribuídos, Sistemas baseados em IA e Agentes Interacionais.

É ainda proprietário da empresa Inovação Tecnológica (FFIT). A FFIT é especializada em projetar tecnologias inovadoras tanto em software quanto em hardware para suportar empresas em seus processos de inovação.


Diretora da Divisão de Desenvolvimento do DETIC

Mariela Inés Cortés

Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculada ao Bacharelado e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação.
Possui doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (2003), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia – IME (1998) e graduação pela Universidad Nacional de La Plata – UNLP, Argentina  (1996).
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software experimental, gerência de projetos, qualidade e evolução de software, engenharia de software orientada a agentes.
Lidera e coordena o laboratório de pesquisa e desenvolvimento LAPAQ/UECE.


Diretor do Departamento Administrativo Financeiro

Danilo Barbosa Granja

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2011), pós graduação MBA em Administração Estratégica pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2013), atualmente está cursando Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, na Universidade Estadual do Ceará.

É membro da Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho dos servidores da FUNECE (CSAD) e representante da categoria no Conselho Universitário da UECE.


Diretora da Divisão de Contratos e Aquisições

Marta Maria Pereira

Graduada em Administração e Administração Pública e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional.

Na UECE foi presidente da Comissão Permanente de Licitação; Diretora do Departamento de Administração; Secretária de Finanças e Convênios na PROPGPq/UECE; Coordenadora Administrativa Financeira da PROGRAD; e Coordenadora Administrativa Financeira do Pronatec.


Diretor da Unidade de Educação Profissional – UNEP

José Nelson Arruda Filho

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará. Professor do Curso de Pedagogia do Centro de Educação-CED.
 
Ex- diretor do Centro de Educação. Ex- Conselheiro do CEPE, CONSU e Conselho Diretor da UECE. Conselheiro da Câmara de Educação Superior e Profissional do Conselho de Educação do Estado do Ceará.

Ex-Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Coordenador Adjunto Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/PRONATEC/FUNECE.


Prefeito

Nélio Vitor Alves Siebra

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Unifanor e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Para Gestão Municipal de Recursos Hídricos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Possui curso Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).


Assessora chefe da Assessoria Jurídica

Roberta Nunes

Graduada em DIREITO pela Universidade de Fortaleza -UNIFOR (1997). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Exerceu, cumulativamente, os cargos de Chefe da Assessoria Jurídica, Presidente da Comissão de Licitação e Pregoeira da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2005/2006). Assessora Jurídica da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará até setembro de 2007.

Coordenadora Administrativo Financeira da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (2009/2010) atualmente Procuradora Jurídica da Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE).


Assessora chefe da Assessoria de Comunicação

Sara Raquel de Melo Ferreira

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Comunicação e Imagem pela Universidade Federal do Ceará; e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará.

Possui ampla experiência com assessoria de comunicação e de imprensa e marketing, tendo atuado por 10 anos no setor privado. Como pesquisadora, os temas de interesse são: marketing, empreendedorismo e economia criativa e compartilhada.


Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional – ECint

Kadma Marques Rodrigues

Doutora em Sociologia (UFC, 2006), com estágio no exterior (Lyon/França), como bolsista do Acordo CAPES/COFECUB (2004-2005). É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde 2007. Foi orientadora científica no Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais, do Museu de Arte Contemporânea (MAC/CDMAC), de 2008 a 2011, com financiamento da FUNCAP. Seu estágio de pós-doutorado na Université Lille 1 (2012-2013) contou com financiamento CAPES. Foi Professora Visitante na Faculté d’Anthropologie, Sociologie et Science Politique (Université Lumière Lyon 2), em 2015. Em 2016, passou a integrar a rede de pesquisa luso-afro-brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes intitulada Todas as Artes / Todos os Nomes. Em 2017, elaborou a proposta e tem coordenado desde então o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), ligado à rede de produtores ECOCeará. Foi Coordenadora do PPGS/UECE (2015-2018), período no qual foi responsável pela gestão do Projeto de Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação (Edital FUNCAP/CAPES 03/2015). Atualmente integra o Comitê Gestor da Câmara Setorial de Economia Criativa, ligada à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE). É Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), na UECE. Tem experiência na área de Sociologia da Arte e Sociologia da Alimentação. Trabalha principalmente com os seguintes temas: economia criativa, sociologia da arte e da cultura (com ênfase na cultura alimentar).


Assessora técnica da Assessoria de Acessibilidade e Inclusão

Marisa Ferreira Aderaldo

Doutora em Letras na área dos Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais.

É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e atua principalmente no ensino de língua e literatura espanhola e hispanoamericana. Entre os livros traduzidos destacam-se Os caracteres morais (ABC Ed., 2005) de Teofrasto e A Idade de Ouro: dedicada aos meninos da América (Forgráfica Ed., 2006), de José Martí.

Atualmente desenvolve pesquisas na subárea da tradução audiovisual acessível voltada a pessoas com deficiência visual (audiodescrição), com ênfase no compartilhamento de obras de artes visuais bidimensionais em meios eletrônicos e outras imagens em livros didáticos e paradidáticos.


Assessor técnico da Assessoria de Inovação Tecnológica e Social

Jerffeson Teixeira de Souza

Possui título de Ph.D. em Ciência da Computação pela School of Information Technology and Engineering (SITE) da University of Ottawa, Canadá. É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessor de Inovação Tecnológica e Social da UECE, já tendo atuado como Chefe de Gabinete da UECE (2020-2021), Procurador Educacional Institucional da UECE (2018-2021), Pró-reitor de Graduação da UECE (2016-2018), Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UECE (2012-2016), Diretor de Pesquisa da UECE (2011-2012), Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da UECE – MACC (2009) e Coordenador Geral do Mestrado Integrado Profissional em Computação Aplicada UECE/IFCE – MPCOMP (2007-2010). Atualmente é ainda Coordenador do Grupo de Otimização em Engenharia de Software da UECE – GOES.UECE e Coordenador da Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software da UECE. É sócio-fundador das startups CryptumLab e Blockchain One. É ainda membro eleito do Steering Commitee do International Symposium on Search Based Software Engineering e membro nominado do Hillside Group. Trabalhou ainda como Co-presidente da Quarta Conferência Latino-americana em Linguagens de Padrões para Programação (SugarLoafPLoP´2004), como Co-presidente do Comitê de Programa do SugarLoafPLoP´2007, como Presidente do SugarLoafPLoP´2008, como Co-presidente do Comitê de Programa do Forth International Symposium on Search Based Software Engineering (SSBSE´2012) e  Presidente do SSBSE´2014. Ele é um dos precursores da área de Search Based Software Engineering no Brasil e um dos principais pesquisadores dessa área no país, tendo sido ainda o idealizador e Coordenador Geral do I Workshop Brasileiro de Otimização em Engenharia de Software – WOES, que foi posteriormente nomeado para Workshop Brasileiro Engenharia de Software baseada em Busca – WESB.


Assessora técnica da Secretaria Geral do Gabinete da Reitoria

Karla Thayany Souza Martins

Assistente da Gestão em Educação Superior da UECE.

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará – UFC, período de 2012 a 2016.

Atuou como servidora pública municipal desenvolvendo atividades administrativas no Sistema Nacional de Emprego (SINE/IDT) entre os anos de 2010-2015 e no Cartório Eleitoral da 36ª Zona Eleitoral nos anos de 2016 a 2018.


Coordenador Executivo - INCUBAUECE

Leonardo Sampaio Rocha

Phd em Ciência da Computação pela Université de Nice (2012), com Pós-Doutorado realizado em 2019 junto aos laboratórios franceses INRIA e I3S.
Professor da UECE desde 2013 junto ao custo de Ciência da Computação. Membro do Laboratório de Gestão e Otimização da Inteligência (LOGIN) e do Laboratório de Redes e Segurança (LARCES), orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UECE.
Foi membro das Câmaras de Avaliação do Programa de Inovação Tecnológica INOVAFIT, da FUNCAP, no período de 2015 a 2017.
Participou ainda da Elaboração do documento de Rotas Estratégicas do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação para 2025, organizado pelo Sistema FIEC e Sebrae.


Titular NIT

Ana Paula Ribeiro Rodrigues

Graduada em Medicina Veterinária, Doutora em Ciências Veterinárias (UECE) e pós-doutorado em Biotecnologia da Reprodução (McGill University, Canadá).
PROFESSOR ASSOCIADO da Faculdade de Veterinária (FAVET/UECE); Bolsista de Produtividade do 1A do CNPq. Atualmente atua como COORDENADORA do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-RENORBIO); COORDENADORA da Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI); DOCENTE PERMANENTE nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Biotecnologia (PPGB-RENORBIO); Consultor ad-hoc do CNPq, CAPES e FUNCAP; Membro da Câmara de Inovação da FUNCAP; Revisor de vários Jornais Científicos Internacionais e Nacionais; Professora da Biologia Celular e Molecular na FAVET (Graduação) e Criobiologia Aplicada à Reprodução (Pós-Graduação).
Foi BOLSISTA FULBRIGHT, atuando como Pesquisador Visitante na Universidade do Oregon, Estados Unidos no período de 2018-2019. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Criopreservação de Tecido Gonadal (ovário e testículo); Manipulação de Folículos Pré-antrais; Biologia Celular e Molecular do Ovário e Toxicologia Reprodutiva.


Vice - NIT

Samuel Façanha Câmara

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1989), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Pós Doutorado em Gestão da Inovação na FGV-EBAPE (2013).
Foi Pró-Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Foi diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação – ITIC (2005 a 2008), Coordenador e Vice Coordenador do Mestrado e depois Programa de Pós Graduação e Administração da UECE, Coordenador do Projeto RedeNit-CE (Rede de Inovação composta pelos NITs do Ceará), Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.
Tem experiência de pesquisa nas áreas de Administração, com ênfase em Gestão da Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração financeira, análise econômica, risco, Métodos Quantitativos, simulação, gestão de cidades e Blue Economy.


Recenseadora Institucional

Mônica Petralanda de Hollanda

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Mestrado em Master Of Arts In Education – University of London (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007).
Atualmente é Professor Associado N da Universidade Estadual do Ceará.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Infantil, Aprendizagem, Alfabetização e Psicopedagogia.