TESES e DISSERTAÇÕES

MENNA BARRETO, Ricardo de Macedo. Para uma Renovação da Crítica do Direito a partir dos Estudos Críticos do Discurso. In: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, v. 48, p. 84-112, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistafadir/article/view/52266.

 

MENNA BARRETO, Ricardo de Macedo; GUIMARAES, R. F. G. Discurso Político, Mídia e Ideologia: direito à informação e direito à saúde na pandemia da Covid-19. In: Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, (Niterói, RJ), v. 22, p. 196-221, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/42806.

 

MENNA BARRETO, Ricardo de Macedo; FERRAZ, Helena M. Comunidades Quilombolas, Racismo e Ideologia no Discurso de Jair Bolsonaro: estudo crítico dos discursos político e judicial. In: Revista Brasileira de Políticas Públicas, UNICEUB, Brasília, DF, v. 10, n. 2, pp. 692-714, 2020. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6718

 

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; IRINEU, Lucineudo Machado. Jair Bolsonaro: patriota ou autoritário? Metáforas multimodais que categorizam o discurso bolsonarista em charges políticas. In: PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira Paiva; Ana Maria Pereira Lima. Pesquisas em análise do discurso, multimodalidade & ensino: debates teóricos e metodológicos. Volume 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p.12-30. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com/2020/09/22/pesquisas-em-analise-do-discurso-multimodalidade-ensino-debates-teoricos-e-metodologicos-volume-1/

 

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. MULTIMODALIDADE, CONTOS DE FADAS E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: LEITURAS POSSÍVEIS PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, p. 33-46, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1899

 

PEREIRA, Adriana dos Santos. A reconstrução identitária do nordestino a partir de charges sobre a seca: uma prática de letramento multimodal crítico na aula de língua materna. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2016. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/profletras-mossoro-dissertacoes/arquivos/3621dissertaa‡aƒo_adriana_pereira_versa£o_final.pdf

 

PEREIRA, Adriana dos Santos; SANTOS, Suellen Fernandes dos. Aspectos metodológicos nos estudos da análise de discurso crítica e da multimodalidade. In:  PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira Paiva; Ana Maria Pereira Lima. Pesquisas em análise do discurso, multimodalidade & ensino: debates teóricos e metodológicos. v. 2. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 43-53. Disponível em: http://www.pedroejoaoeditores.com.br/e-books1. 

 

PEREIRA, Rebeca Sales. Estratégias discursivas na construção das identidades de profissionais de saúde e usuários do Programa Saúde da Família: uma perspectiva etnográfico-discursiva. 2016. 278f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16432

 

PEREIRA, Rebeca Sales. Diálogos entre Letramento e Saúde. Revista Discursos Contemporâneos em Estudo, v. 3, p. 65-82, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/discursos/article/view/20292.

 

PEREIRA, Rebeca Sales. Discursos sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores de Espanhol-LE. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 364-382, 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1269.