FAVET: 57 ANOS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CONQUISTAS

31 de março de 2020 - 11:33

Referência em estudos, pesquisas e formação profissional, a Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completou no dia 23 de março de 2020, 57 anos de história.

Foram 2.002 alunos formados desde então, além de uma série de inovações que contribuíram diretamente para o fortalecimento do curso de veterinária no Estado.

“Desde o seu surgimento, há 57 anos, a Faculdade de Medicina Veterinária tornou-se referência não somente no Ceará, mas também no País. E isso é fruto de muito trabalho e dedicação de todos docentes, discentes, servidores e funcionários que colaboram para o crescimento e fortalecimento da Faculdade”, destacou o diretor da FAVET, professor José Nailton Bezerra Evangelista.

A Faculdade de Veterinária possui três Pós-Graduações que destacam-se no cenário Nacional e Internacional.

Dentre os destaques está o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, hoje nota 6 na CAPES (3-7). Não somente procurado por estudantes da Universidade Estadual do Ceará, atrai diversos profissionais das áreas de agrárias e ciências biológicas, especialmente para mestrado e doutorado.

A FAVET possui o Doutorado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec). O curso forma profissionais, em nível de doutorado, com competência técnica-científica, crítica e reflexiva para atuar no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos na área de saúde humana e animal.

O mais recentemente incorporado a FAVET é o Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Trata-se de uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, sendo 38 instituições (universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa) dos diferentes estados, e dez delas atuam como pontos focais. Ao todo fazem parte do Renorbio mais de 260 orientadores e mais 850 alunos matriculados, o que faz dessa rede um dos maiores programas de pós-graduação do Brasil.

O vice-diretor da Faculdade, Darcio Ítalo Alves Teixeira, também comemorou importante data. “São 57 anos de muitas lutas, histórias e conquistas. Nosso desejo é que a FAVET continue crescendo e se consolidando como instituição”, disse.

Como tudo começou

Para chegar onde chegou, é importante rememorar o passado da FAVET. Antes de 1963, tentou-se a implantação de uma Faculdade de Veterinária no Ceará. No ano de 1955, por exemplo, ocorreu uma reunião na antiga sede da Inspetoria Regional de Defesa Animal de Fortaleza, atual Superintendência do Ministério de Agricultura e Reforma Agrária, com diversos profissionais veterinários cearenses para tratar da fundação da sociedade Cearense de Medicina Veterinária. O marco foi determinante para o fortalecimento da categoria no Ceará.

A pressão dos profissionais ao longo dos anos, além das cobranças da imprensa sobre o Governo estadual, culminou, enfim, na criação de um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa no ano de 1962 visando a criação da Faculdade de Veterinária do Ceará. O pedido foi prontamente atendido pelos parlamentares da época.

Aprovada pelo Legislativo cearense, criou-se a unidade iniciou suas atividades na Rua Princesa Isabel, no Centro. O primeiro vestibular foi realizado entre os dias 14 e 21 de março de 1963. Já no ano de 1967, a Faculdade foi transferida para a fazenda experimental do Ministério da Agricultura, no bairro Itaperi.

A história da Favet é mais antiga do que a própria UECE. No dia 5 de março 1970, sob o Governo de Cesar Cals, o Conselho Diretor da Fundação Educacional do Ceará criou a Universidade. O governador homologou o projeto no dia 10 de março.

Na estrutura da UECE, a Faculdade de Medicina Veterinária era parte integrante do Centro de Ciências da Saúde (CCS), juntamente com o curso de Enfermagem. No entanto, no dia 20 de novembro de 1987, reunião do Conselho Universitário da UECE desmembrou a Faculdade do CCS. Por fim, nasceu a FAVET que hoje conhecemos.

Hospital Veterinário realizou mais de 20 mil atendimentos e cirurgias em 2019

Referência no Norte e Nordeste, o Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso, um dos equipamentos que integram a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Ceará (UECE), realizou mais de 20 mil atendimentos e cirurgias em 2019. Foram 16.717 consultas e 3.750 procedimentos cirúrgicos.

A unidade, fundada em setembro de 2016, conta com sala de ultrassonografia, raio X digital, além de especialistas na área de oftalmologia para atender os animais. “Temos uma parceria com o laboratório de patologia clínica, que presta atendimento para exames sanguíneos”, destaca o diretor do hospital, professor Dárcio Teixeira.

Ele cita que o equipamento passou por ampliação para atender grandes animais. “Contamos hoje com atendimentos clínicos e cirúrgicos para grandes animais. Também realizamos atendimento a animais silvestres que são cadastrados no Ibama”, pontua.

O hospital conta com atendimento de 7h30 às 17h, por meio de distribuição de senhas. São 84 no total, sendo 42 pela manhã e outro montante de 42 à tarde. “O valor da consulta é R$ 25. A cobrança é simbólica e nos ajuda na manutenção da unidade, além de compra de materiais usados em procedimentos no próprio hospital”, destaca.

 

Contribuição acadêmica

Outro diferencial do Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso é a contribuição para a comunidade acadêmica. “O hospital auxilia na formação de mão de obra, visto que os estudantes do curso de Medicina Veterinária têm acesso a diversos estudos, procedimentos e patologias que são verdadeiramente explorados pela equipe”, ressalta professor Dárcio.

Para ampliar ainda mais o conhecimento dos alunos, ficando mais próximos, foi implementado no ano de 2019 a Residência Veterinária. “Há um aprendizado muito forte e um rodízio de alunos que permanecem de um a seis meses conosco. Eles acabam se inserindo e conhecendo a vivência de uma clínica, sendo orientados por um especialista”, esclarece. Segundo o professor, estudantes de outras de outras instituições de ensino também buscam a Faculdade de Veterinária para ter know-how.

 

Nosso agradecimento especial:

Diretoria: José Nailton Bezerra Evangelista (diretor) e Darcio Ítalo Alves Teixeira (vice-diretor); Coordenação de Graduação: Issac Neto Goes (coordenador) e Airton Alencar Araujo (vice-coordenador).

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA

PPGCV: Davide Rondina (coordenador) e Sandra Salmito (vice-coordenadora); PPGBiotec: Rommel Prata Regadas (coordenador) e Cristiane Melo Salgueiro (vice-coordenador); RENORBIO: Ana Paula Ribeiro Rodrigues (coordenação) e Carlucio Roberto Alves (vice-coordenador).

Programa de Residência em Saúde/Veterinária: Lorena Mayana Beserra de Oliveira (coordenadora) e Paulo Ricardo Bersano (vice-coordenadora).

EQUIPAMENTOS DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UPTBI: Ana Paula Ribeiro Rodrigues (coordenadora); Revista Ciência Animal: Ricardo Toniolli (editor chefe) e Paulo Ricardo Bersano (editor adjunto); Fazenda Experimental Guaiúba: Caio Vitor Oliveira Silva (coordenador).

LABORATÓRIOS

Laboratório de Anatomia Veterinária: Prof. Dr. Cezar Augusto Walter (responsável); Laboratório de Carcinicultura (Lacar): Profa. Dra. Célia Maria de Sousa Sampaio (responsável); Laboratório de Diagnóstico por Imagem Veterinária: Prof. Dr. Dárcio Ítalo Alves Teixeira (responsável); Laboratório de Doenças Infecciosas Veterinárias: Profa. Dra. Salette Lobão Torres Santiago (responsável); Laboratório de Doenças Parasitárias (Labodopar): Profa. Dra. Lorena Mayana Beserra (responsável); Laboratório de Estudos em Sistemas Semiáridos (Lesisa): Profa. Dea de Lima Vidal (responsável); Laboratório de Estudos Micológicos: Prof. Dr. Marcos Fábio Gadelha Rocha (responsável); Laboratório de Estudos Ornitológicos (Labeo): Prof. Dr. William Cardoso Maciel (responsável); Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR): Prof. Dr. Vicente José de Figueiredo Freitas (responsável); Laboratório de Genética e Reprodução de Peixes Dulciaquícolas (Lagepe): Prof. Dr. Raimundo Bezerra da Costa (responsável); Laboratório de Histologia e Embriologia Veterinária: Profa. Dra. Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista (responsável);  Laboratório de Imunologia e Bioquímica Animal: Profa. Dra. Diana Celia Sousa Nunes Pinheiro (responsável); Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Pré-Antrais – (Lamofopa): Prof. Dr. José Ricardo de Figueiredo (responsável); Laboratório de Microbiologia Veterinária: Profa. Dra. Adriana de Queiroz Pinheiro (responsável); Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (Lanuprumi): Prof. Dr. Davide Rondina (responsável); Laboratório de Parasitologia Veterinária: Profa. Dra. Maria Verônica Moraes Campello (responsável); Laboratório de Patologia Clínica: Prof. Dr. Isaac Neto Goes da Silva (responsável); Laboratório de patologia e medicina legal veterinária (LPMLV): Prof. Dr. Paulo de Oliveira Bersano (responsável); Laboratório de Processamento de Carnes: Prof. Dr. José Maria dos Santos Filho (responsável); Laboratório de Química de Produtos Naturais:  Profa. Dra. Selene Maia de Morais (responsável); Laboratório de Reprodução de Carnívoros: Profa. Dra. Lucia Daniel Machado da Silva (responsável); Laboratório de Reprodução Suína e Tecnologia do Sêmen: Prof. Dr. Ricardo Toniolli (responsável); Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino (LTSCO): Prof. Dr. José Ferreira Nunes (responsável); Laboratório de virologia (LABOVIR): Profa. Dra. Maria Fátima da Silva Teixeira (responsável); Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI): Profa. Dra. Ana Paula Ribeiro Rodrigues (responsável).

SETORES DE ESTUDO

Fábrica de Ração: Francisco Eudes Remigio Oliveira (responsável); Fazenda Experimental Agropecuária Esaú Acioly: M. V. Caio Vitor Oliveira (responsável); Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso: Prof. Dr. Darcio Italo Alves Teixeira (responsável); Laticínios: Manoel Wanamark David Ferreira (responsável); Setor de Avicultura: Prof. Dr. Walbens Siqueira Benevides (responsável); Setor de Bovinocultura: Prof. Dr. Célio Pires Garcia (responsável); Setor de Estudos e Produção de Forragens: Profa. Dra. Antonia Edna do Nascimento (responsável); Setor de Estudos e Produção de Suínos: Joaquim Vieira Lima Neto (responsável). Coordenação da Clínica de Pequenos Animais: Odanir Cruz Moreira (responsável); Coordenação da Clínica de Grandes Animais: Sabrina Tainah da Cruz Silva Bezerra (responsável).

Obrigado a todos e a todas os veterinários, funcionários e estudantes que fazem parte desta grande família!