Histórico

A Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) foi criada em 06 de setembro de 1983 e vinculada à UECE com a licenciatura em Pedagogia, graças ao esforço da sociedade local e de suas representações políticas. A FACEDI iniciou seu funcionamento no Colégio Estadual Joaquim Magalhães, e recebeu sua sede atual em 1995 graças ao Ilmo Senhor Dr. Vicente Antenor. Atualmente oferece os cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Química e Pedagogia.

 

Situada na microrregião do maciço de Uruburetama, em Itapipoca, na zona norte do Estado, a FACEDI estende seu raio de atuação para todos os municípios circunvizinhos (Amontada, Apuiarés, Itapajé, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama).

 

A atuação da FACEDI não se restringe à formação de pessoal docente para a educação básica. Mormente a qualificação de seus professores, oferece pesquisa e extensão social para o desenvolvimento da região, apoiando politicas, instituições públicas e empresas privadas. 

 

A Faculdade participou dos programas Magister, ofereceu juntamente com a Secretaria de Educação à Distância o curso de Administração (projeto em parceria com o Banco do Brasil); participou do programa FECOP do governo do Estado, com os cursos de licenciatura em Química no município de Umirim e o curso de licenciatura em Ciências Biológicas no município de Amontada e participou do programa PRONERA do governo federal. Atualmente participa dos programas federais PRONATEC (atendendo a formação tecnica inicial do homem do campo) e Mediotec (atendendo a formação técnica profissional de alunos do ensino médio); tem parceria com Associação de Artes de Itapipoca (AARTI) chancelando os certificados de seus cursos profissionalizantes. Tem parceria formalizada com a SOPRAFI, ACAFI SENAC, IEL, CIEC e CAGECE onde seus alunos fazem estágios remunerados e voluntários. 

 

Estiveram na gestão da FACEDI os seguintes professores: Francisco Soares Pinheiro, Francisco Hugo Barroso Martins Junior, Antonio Almir Barros, Maria Aleuda Fernandes, Elizabeth Bezerra Furtado, João Batista Carvalho Nunes, Maria Romélia dos Santos, Monica Façanha Farias, Maria Aleuda Fernandes, Francisco Sylvio de Oliveira Barros, Petronio Augusto Simão de Souza e Francisco Furtado Tavares Lins.