Laboratórios

26 de janeiro de 2020 - 16:46 # # # # # #

Atualmente a FACEDI possui quatro laboratórios em atividade. São eles:

LAPEM

O Laboratório Práticas de Ensino (LAPEN) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que valorizem os saberes da prática docente na diversidade de conhecimentos tendo em vista o aprimoramento do trabalho docente no contexto da Educação Básica. Aprovado pela Resolução nº 914/2012 do Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Estadual do Ceará em 10 de dezembro de 2012, o objetivo do laboratório é congregar atividades de Prática de Ensino nos Estágios supervisionados dos cursos de licenciatura plena de Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e Ciências Sociais. Ademais, o LAPEN colabora também  em atividades de Extensão e de Iniciação Artística vinculados à Faculdade de Educação de Itapipoca. O LAPEN possui uma sala ampla, utilizada para inúmeras atividades da FACEDI, e que armazena vários materiais pedagógicos. Atualmente, o laboratório é coordenado pelo professor Pedro da Costa Jr., docente do curso de Ciências Sociais; e conta com duas bolsistas colaboradoras, Elizandra Gonçalves e Edilaine dos Santos.

Coordenador: Prof. Dr. Pedro Costa Júnior

Contato: pedrocosta.junior@uece.br

LABIO

LDQ

LPQ

O Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ) da FACEDI foi inaugurado em 15 de setembro de 2008 com o objetivo de permitir aos professores do Curso de Química, desta faculdade, desenvolver suas pesquisas. As atividades deste laboratório estão voltadas para pesquisas de Química Orgânica, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química, sendo que atualmente realizam-se atividades de isolamento e síntese de substâncias orgânicas e análises qualitativa e quantitativa de ácidos, bases, metais, cátions e ânions em amostras de água. Sua equipe é composta por seis professores e onze bolsistas de iniciação científica dos programas IC-UECE, FUNCAP, PIBIC e PROVIC. O LPQ é um recurso do Curso de Química que também funciona com finalidade de proporcionar aos alunos de graduação, em especial, uma melhor formação profissional, oferecendo condições de desenvolver trabalhos de Iniciação Científica. Portanto, este laboratório, além de pesquisas, destina-se a funcionar como suporte pedagógico das diferentes áreas da química, como apoio aos trabalhos de investigação desenvolvidos por docentes e alunos e para prestação de serviços à comunidade.

Coordenador: Prof. Dr. Francisco Furtado Tavares Lins

Contato: furtado.lins@uece.br