Diretora da EdUece assume diretoria da região Nordeste da ABEU

28 de junho de 2021 - 13:53 #

Na noite da última sexta-feira (25) ocorreu a Assembleia Geral da ABEU, Associação Brasileira das Editoras Universitárias, que reuniu representantes das mais de 140 editoras universitárias integrantes da ABEU. O encontro ocorreu no âmbito da 33ª Reunião Anual da ABEU e do 3º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, que foram pela primeira vez realizados totalmente online. Com organização da Editora UEA, os eventos, que deveriam ter sido realizados em 2020, finalmente ocorreram com êxito.

A professora Cleudene Aragão, diretora da Editora UECE (EdUECE), assumiu a diretoria da região Nordeste da ABEU. Para a professora, fomentar e divulgar a ciência nos dias de hoje é um ato de resistência. “A EdUECE pretende colaborar na articulação com as editoras universitárias do Nordeste e juntas procurarmos soluções para nossos desafios do cotidiano na difusão e democratização do conhecimento” comenta.

Na ocasião, houve a apresentação do relatório de gestão 2019-2021, uma homenagem ao professor Astomiro Romais, diretor da Editora da ULBRA, e a posse da nova Diretoria da Associação Brasileira das Editoras Universitárias para o biênio 2021-2023. A eleição da chapa vencedora ocorreu através de um circuito fechado de votação virtual, que permitiu que todos os associados à ABEU pudessem participar. Confira abaixo a lista com os integrantes da nova diretoria.

Diretoria Executiva

Presidência: Rita Virginia Alves Santos Argollo – Editus (BA)

Vice-Presidência: Marcelo Luciano Martins Di Renzo – Ed Leopoldianum (SP)

Secretaria: Carla Rosani Silva Fiori – Ed. IFSul (RS)

Diretoria de Comunicação: Jézio Hernani Bomfim Gutierre – Ed. Unesp (SP)

Diretoria de Difusão Editorial: Flávia Goulart Mota Garcia Rosa – EDUFBA (BA)

Diretoria Financeira: Murillo Almeida Cerqueira Campos – UEFS Editora (BA)

Diretoria de Eventos e Feiras: Maristela Barbosa Silveira e Silva – Ed. UEA (AM)

Titulares:

Flávio Monteiro de Oliveira – Ed. UFLA (MG)

Nilson Bezerra Neto – EDUEPA (PA)

Wilson Alves-Bezerra – EdUFSCar (SP)

Suplentes:

Marcelo Jacques de Moraes – Ed. UFRJ (RJ)

Dimas de Oliveira Estevam – EdiUnesc (SC)

Diogo Fernandes – Editora UFPE (PE)

E foram eleitos pelas editoras de cada região os seguintes diretores regionais:

Diretoria da região Norte: Sérgio Augusto Freire de Souza

Diretoria da região Nordeste: Cleudene de Oliveira Aragão

Diretoria da região Centro-Oeste: Lauro Eugênio Guimarães Nalini

Diretoria da região Sudeste: Fernando Costa Mattos

Diretoria da região Sul: Daniel Arruda Coronel

Com informações da Assessoria de Comunicação da ABEU.