Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Abril 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
Objetivos

alt

A política editorial da EdUECE  busca promover a integração da Editora com demais editoras acadêmicas  e entidades com objetivos afins para divulgar, distribuir e socializar nossas obras em âmbito nacional e internacional. Para tal, preconizamos os seguintes princípios: 

  • Toda publicação de livros pela EdUECE deverá ser aprovada pelo Conselho Editorial, que baseará sua decisão em pareceres emitidos pelos próprios conselheiros ou pareceristas "ad hoc".
  • Não há exigência dos autores ou organizadores das obras apresentadas à apreciação  pertencente à UECE.
  • Os pareceres serão emitidos por especialistas indicados pelo Diretor da EdUECE e vinculados à área de conhecimento da obra em questão, sempre que possível não pertencentes à unidade acadêmica na qual o autor ou organizador esteja lotado.
  • O Conselho Editorial e/ou Diretor poderá sugerir que o autor ou organizador submeta a obra a algum órgão de fomento. Neste caso, se o eventual apoio financeiro vier acompanhado de parecer sobre a obra, este poderá ser utilizado para subsidiar a decisão do Conselho Editorial.
  • Teses e dissertações, na forma em que foram defendidas, não serão publicadas pela Editora. Elas poderão apenas servir de base ao conteúdo de obras submetidas à EdUECE. Deverão ser reelaboradas de modo a: a) atender a um público mais amplo; b) apresentar uma estrutura e linguagem mais fluente e menos demarcada por academicismos, de forma a suprimir características textuais que só se justificam em trabalhos submetidos à bancas; c) evitar que referências bibliográficas entrecortem em demasia o texto principal, sugerindo-se que citações muito longas sejam deslocadas  para notas de rodapé ou para notas ao final de cada capítulo.
  • Em se tratando de coletâneas, o Conselho e/ou o Diretor avaliará se os diferentes capítulos que a integram conformam um todo relevante ao estado da arte no tema. Além disso, observará ainda se há um capítulo introdutório (texto de Apresentação) que inter-relacione os diferentes capítulos, explicitando a contribuição pretendida pela coletânea.
  • Obras de caráter literário e extra-acadêmico, não vinculadas diretamente ao resgate de história da própria UECE ou das regiões nas quais a UECE atua, poderão ser analisadas pela EdUECE, mas somente serão publicadas se houver cobertura integral dos custos da publicação por patrocínio do autor ou de outra instituição. Mesmo nesses casos, as obras propostas deverão ser respaldadas por pareceres que avaliem seu mérito literário.
  • É função dos proponentes realizar previamente à apresentação da obra sua correta revisão gramatical e ortográfica bem como adaptar a estrutura do texto em acordo com as normas da ABNT no tocante à maneira de citar ou referir ou, então, aos critérios adotados pela Norma de Vancouver. Normas mais específicas a determinadas áreas de conhecimento, depois de avaliação prévia do diretor da EdUECE, também poderão ser aceitas.