A Construção de Objetos de Pesquisa: O Que Saber e Como Fazer

21/05/2021

Neste minicurso, discutiremos a premissa de que “o que conta mesmo em pesquisa científica é a construção do objeto”, com base nas palavras de Bordieu (2007, p. 27), a partir do seguinte conteúdo programático:

·      conceito de fenômeno de pesquisa;

·      conceito de objeto de pesquisa;

·      processo de elaboração intelectual e textual de objetivos, questões e pressupostos de pesquisa;

·      fundamentos para seleção de referencial teórico;

·      fundamentos para seleção de procedimentos metodológicos;

·      fundamentos para proposição de cronogramas de pesquisa.

O minicurso é resultado das ações do projeto REME (Relendo Metodologias), desenvolvido pelos professores Dr. Júlio Araújo (UFC), Lucineudo Irineu (UECE) e Marcus Mussi (UFCG).

MATERIAL DO MINICURSO

I Encontro Cearense sobre Linguística Aplicada e Cultura Disciplinar

08/04/2021

Organizado pelo GPADC/UECE, este encontro deu início às atividades de 2021.1 do grupo de pesquisa. O encontro objetivou reunir pesquisadores de diversas regiões do Brasil para discutir questões relacionadas à Linguística Aplicada nos dias de hoje, homenageando e contando com a presença da Profa. Dra. Magda Soares (UFMG), além de outros pesquisadores da área. Também contou com o lançamento do livro Linguística Aplicada: o que é? Como se faz?, da Profa. Ma. Ametista de Pinho Nogueira Silva (SEDUC/UECE).

Toda a renda do evento foi revertida para a realização da cirurgia de mastectomia masculinizadora do bolsista de iniciação científica Bernardo Augusto Mesquita Sales, membro do GPADC/UECE, pesquisador trans que objetiva realizar este importante procedimento cirúrgico para a luta da comunidade LGBTQIA+.

O evento aconteceu dia 8 de abril de 2021, das 15 às 19h30, na plataforma Doity Play.

Programação:

·         Entrevista de abertura: A trajetória da professora Magda Soares (UFMG), nos estudos sobre letramento, no âmbito da Linguística Aplicada nos dias de hoje. Entrevistador: Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (UECE);

·         Palestra: Modus operandi nos PPG em LA no Brasil: características teóricas, com o Prof. Dr. Prof. Dr. Marcus Vinicius Freitas Mussi (UFCG). Mediador: Prof. Dr. Júlio César Rosa de Araújo (UFC);

·         Conferência de encerramento: Redesenhando fronteiras: possibilidades e desafios para a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil hoje, com a Prof. Ma. Ametista de Pinho Nogueira Silva (SEDUC/UECE). Mediadora: Profa. Dra. Cibele Gadelha Bernardino.

II Simpósio sobre Análise de Discurso Crítica na UECE

05/11/2020

O II Simpósio sobre Análise de Discurso Crítica na UECE tem o intuito de divulgar, consolidar e ampliar as discussões sobre ADC entre estudantes e professores em geral. Esta segunda edição do evento iniciado em 2018 busca seguir promovendo um espaço de diálogo e proporcionando um intercâmbio de experiências e saberes entre interessados nos estudos críticos do discurso.

Edição de agosto de 2019 da Escola de Estudos Críticos

01/08/2019

Ocasião na qual os membros do grupo apresentaram à comunidade acadêmica os trabalhos realizados a partir das inquietações que emergiram das discussões do grupo. Os professores Fábio Sobral (UFC) e Bruno Deusdará (UERJ) proferiram conferência sobre os temas “Geopolítica do caso no contexto da crise política brasileira” e “O que entendemos por ADC”.

I Simpósio sobre Análise de Discurso Crítica na UECE

01/08/2018

Como intuito de divulgar, consolidar e ampliar as discussões sobre ADC entre estudantes e professores em geral, esse primeiro evento buscou promover um espaço de diálogo e proporcionar um intercâmbio de experiências e saberes entre interessados nos estudos críticos do discurso. Para isso, contamos com a presença de dois grandes pesquisadores da ADC.