Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

Página Inicial Noticias Lista de notícias Como funciona o Enade?
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Como funciona o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) "tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação". Para esclarecer algumas das principais dúvidas que cercam o exame, elencamos, a seguir, os pontos que constituem o processo de inscrição de alunos junto ao Ministério da Educação.

É importante ressaltar que o exame, além de avaliar o desempenho de estudantes, é usado, também, para mensurar o conceito dos cursos de graduação. Quando o conceito de um curso é muito baixo repetidas vezes, ele pode sofrer sanções que vão de leves a drásticas. Outro fator no qual o ENADE implica é na emissão do diploma dos alunos que são convocados para realizá-lo. No caso de não comparecimento injustificado, o estudante está sujeito a ter a emissão de seu diploma de graduação suspenso até que outra convocação para o exame seja feita e atendida.

Confira os pontos que orientam o processo de inscrição:
  • A coordenação do curso envia ao Ministério da Educação a lista dos alunos que preenchem o perfil exigido para a realização do ENADE.
  • Ao enviar a lista de alunos que preenchem o perfil (alunos ingressantes e concluintes), a coordenação solicita a "lista de erros", lista na qual o Ministério informará quais alunos possuem pendências cadastrais (CEP, nome ou número de telefone incorretos, por exemplo).
  • Ao receber a lista de erros, a coordenação de curso a retifica (normalmente, após convocar os alunos listados para que possam informar os dados pendentes) e envia a lista retificada ao Ministério da Educação.
  • Finalmente, o Ministério envia à coordenação de curso a lista de alunos selecionados para a realização do exame. A coordenação, por sua vez, divulga essa lista o máximo possível e os alunos selecionados recebem, por carta, a convocação oficial do Ministério de Educação com a discriminação do local de prova.
Note que nenhum dos passos enumerados é ou precisa ser realizado pelo estudante. É válido ressaltar, também, que o estudante pode solicitar que seu nome seja incluído na lista que é enviada ao Ministério da Educação, mas só realizará o exame se for selecionado pelo mesmo Ministério.

O ENADE 2014 será realizado no dia 26 de novembro de 2014 e a divulgação dos selecionados deve acontecer até outubro. Para mais informações acerca do exame e suas diretrizes, clique aqui e veja mais.
 

Serviços

Agenda - Junho 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

CH - Centro de Humanidades da UECE - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi - CEP 60.714.903

Fone: (85) 3101 - 2030

© 2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados