Módulo III do grupo de estudos sobre neoliberalismo vai de abril a junho

15 de abril de 2021 - 17:13

 

O laboratório Cetros, da Universidade Estadual do Ceará, criou o grupo de estudos “O neoliberalismo no Brasil – um balanço crítico” cujas atividades vêm ocorrendo virtualmente desde novembro de 2020.

O grupo é coordenado pelo professor Epitácio Macário e conta com a colaboração da Assistente Social Richelly Barbosa, do Cientistia Social Natan Jr., e dos/as bolsistas de IC Beatriz Nascimento, João Victor, Ana Karolaine e Larissa Feitosa.

Entre novembro/2020 e março de 2021 foram realizados dois módulos. O primeiro teve como objetivo fazer incursão na história do neoliberalismo em escala mundial com a leitura, fichamento e discussão do livro de David Harvey “Neoliberalismo: história e implicações”.

No segundo módulo pretendeu-se compreender a conjuntura de longa duração e os sujeitos sociais que atuaram na implementação desse projeto no Brasil. Para tanto, foram lidos e discutidas duas obras seminais: o livro “Brasil à parte” do historiador e filósofo britânico Perry Anderson e outro de autoria de Flávio Henrique Calheiros Casimiro intitulado “A nova direita”.

Os encontros vinham ocorrendo às terças-feiras no horário de 15h às 17h e passaram para as quartas-feiras desde o último 14 de abril, quando teve início o terceiro módulo do estudo. Na ocasião deu-se início ao terceiro módulo de estudos com a exposição pelo professor Epitácio Macário de parte do livro “Brasil: neoliberalismo versus democracia” de autoria de Alfredo Saad Filho e de Lecio Morais.

O módulo continuará com as obras “Brasil nas trevas” de Graça Druck e Luiz Filgueiras e “Governo Bolsonaro: neofascismo e autocracia burguesa no Brasil” de autoria do professor Marcelo Badaró.

Segundo consta no projeto, o grupo de estudos tem por “caracterizar o neoliberalismo brasileiro, abrangendo sua gênese, evolução e fases até desembocar no ultraliberalismo atual”. As discussões, pautadas por leitura imanente de bibliografia previamente definida, têm alcançado participação significativamente diversa: desde professores/as, estudantes de cursos de graduação, metrado e doutorado a ativistas sociais de diferentes regiões do país.

Após a conclusão de cada módulo, os participantes que requerem, receberão declaração.

Para participar do grupo é necessário cadastrar-se no formulário disponibilizado pelo laboratório Cetros. Após o cadastro, o participante tem acesso, pelo e-mail cadastrado, à sala virtual do Classroom e aos materiais disponibilizados, bem como receberá informações e link para acesso aos encontros de todas as quartas-feiras, de 15h às 17h.

Apenas serão admitidos nas sessões virtuais via Google Meet aqueles que estiverem devidamente cadastrados.O formulário de cadastro no Grupo de Estudos está disponível no endereço abaixo. Acesse e matricule-se.

Formulário para cadastro

Projeto do grupo de estudos