Cursos de Especialização – Inscrições abertas em maio de 2022

– Especialização em Alfabetização de Crianças e Multiletramentos – 2ª Turma
– Especialização em Educação Biocêntrica – 6ª Turma
– Especialização em Educação Inclusiva – 12ª Turma
– Especialização em Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior – 2ª Turma
– Especialização em Formação de Professores para o Ensino de História – 1ª Turma
– Especialização em Gestão Escolar – 30ª Turma
– Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 20ª Turma
– Especialização em Neurociência e Educação – 1ª Turma

Especialização em Alfabetização de Crianças e Multiletramentos – 2ª Turma

Público: Graduados e/ou licenciados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia ou em áreas afins que tenham interesse pela área de alfabetização de crianças.

Funcionamento: O curso funcionará de forma modular, uma vez por mês às sextas-feiras no horário de 18h30min às 21h10min, sábados no horário de 8h as 18h20min e domingos no horário de 8h às 17h.

Matrícula: R$ 190,00

Especialização em Educação Biocêntrica – 6ª Turma

A Educação Biocêntrica contribui com o desenvolvimento e a expressão de potencialidades, estimulando a vinculação do ser humano com a vida, retratada em sua relação consigo mesmo (ecologia individual), com o outro (ecologia social) e com o mundo (ecologia cósmica).

Público: Profissionais de nível superior interessados na problemática educacional e na defesa da vida.

Inscrição: R$ 70,00
Matrícula: R$ 250,00

Coordenação:
Profª. Drª. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
Profª. Esp. Maria Ruth Barreto Cavalcante

Especialização em Educação Inclusiva – 12ª Turma

Objetivos:
– Ensejar ao professor do ensino comum e do Atendimento Educacional Especializado-AEE, uma formação continuada para atender a diversidade, visando à construção do contexto escolar como espaço inclusivo.
– Subsidiar os professores com saberes que permitam identificar, (re) criar e aplicar estratégias de ensino adequadas às necessidades educacionais especiais dos alunos.

Público: Professores licenciados do ensino público ou particular do ensino infantil, fundamental, médio e profissionais graduados.

Funcionamento: Período intensivo de aula nos meses de janeiro e julho (2ª a 6ª feira, das 18h30 às 21h30). Demais meses – semanas alternadas aos sábados no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Site http://pdv.iepro.org.br

Matrícula: R$ 275,00
Mensalidades: 18 x R$ 275,00

Coordenação: Profª. Ms. Soraya Eli Lyra Pinto

“O curso objetiva contribuir com estudos e pesquisas sobre formação de professores e desenvolvimento profissional docente”

Público: Profissionais de Educação portadores de licenciaturas plenas e/ou bacharéis envolvidos em educação.

Funcionamento: Período intensivo de aula em janeiro e julho de 2ª a 6ª feira no horário de 17h30min às 21h30min. Nos demais meses somente aos sábados no horário de 8h às 12h.

Carga Horária: 465 horas

Inscrição: R$ 70,00
Matrícula: R$ 250,00
Mensalidades: 18 x R$ 250,00

Coordenação: Profa. Dra. Maria Marina Dias Cavalcante

Especialização em Formação de Professores para o Ensino de História – 1ª Turma

Objetivo: Contribuir com à formação de professores para o exercício docente na área de História, nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento profissional no que concerne ao aprofundamento teórico e metodológico na referida área.

Público: Professores, supervisores e/ou coordenadores pedagógicos, portadores de Licenciatura Plena em História ou áreas afins.

Funcionamento: Janeiro e Julho – módulos concentrados de 2ª a 6ª feira no horário de 17h30min às 21h30min. Demais meses somente aos sábados no horário de 8h às 12h.

Carga Horária: 480 horas

Matrícula: R$ 280,00
Mensalidades: 18 x R$ 295,00

Coordenação: Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo

Especialização em Gestão Escolar – 30ª Turma

Objetivo: Assegurar conhecimentos sobre os fundamentos da gestão democrática na escola pública/particular, oferecendo embasamento teórico-prático sobre a organização e a prática da gestão escolar envolvendo os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.

Público: Profissionais das redes públicas e privada de ensino e outros interessados na prática da Gestão Escolar.

Funcionamento: Nos meses de janeiro e julho as aulas ocorrerão de 2ª a 6ª feira no horário de 17h30min às 21h30min. Nos demais meses em sábados alternados, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Matrícula: R$ 290,00
Mensalidades: 18 x R$ 290,00

Coordenação: Profa. Dra. Silvina Pimentel Silva

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 20ª Turma

Objetivo:
– Atualizar o conhecimento das propostas teóricas e metodológicas da linguística moderna;
– Desenvolver (técnicas) estratégias de leitura adequadas aos diferentes tipos de textos;
– Analisar o texto literário de acordo com as variadas técnicas de abordagem.

Público: Graduados em Letras, Pedagogia e áreas afins.

Funcionamento: Aos sábados, semanalmente, no horário das 8h às 12h. Período intensivo de aulas em janeiro e julho, de 2ª a 6ª feira, no horário das 18h às 21h30min.

Inscrição: R$ 150,00
Matrícula: R$ 210,00

Coordenação: Profa. Dra. Abniza Pontes de Barros Leal

Especialização em Neurociência e Educação – 1ª Turma

Objetivo: Estabelecer um diálogo entre neurociência e educação, com base nos fundamentos neurocientíficos do processo de aprendizagem, contribuindo para uma mudança paradigmática nas práticas pedagógicas.

Público: Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior e demais profissionais envolvidos na formação e no desenvolvimento de outras pessoas.

Funcionamento: O curso funcionará de forma modular, uma vez por mês, às sextas-feiras no horário de 18h30min às 21h10min; sábados, no horário de 8h as 18h20min; domingos no horário de 8h às 17h.

Inscrição: R$ 100,00
Matrícula: R$ 400,00