UECE promove o IV Legado Freireano

30 de janeiro de 2021 - 12:10

Como abertura das atividades celebrativas do centenário de nascimento de Paulo Freire (19/09/1921), o Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia, propõe para a quarta edição do Legado Freireano o tema Centenário de Paulo Freire: a Educação Popular semeando outros mundos possíveis.

Inspirada no pensamento político-pedagógico do educador pernambucano, a Educação Popular vem se constituindo e instituindo como conjugação do verbo semear, tão precioso e presente nas obras e vida do Patrono da Educação Brasileira.

a organização do Evento é liderada pelo Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia presencial e conta com a efetiva participação dos cursos de Pedagogia à distância/UAB e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UECE, bem como do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Faculdade Dom Aureliano Matos e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (MAIE/FAFIDAM/FECLESC/UECE).

O IV Legado Freireano se constitui, ainda, por importantes representações da sociedade civil e dos movimentos sociais, como o Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, a escola família Agrícola, o Centro de Desenvolvimento Humano, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, a Cáritas e o Movimento EMAÚS Amor e Justiça.

O IV Legado Freireano articula bolsistas vinculados aos projetos de extensão Pedagogia de Paulo Freire e a Formação Docente, Arte na Escola, Coletivo Paulo Freire e Viva a Palavra, além de mobilizar membros do Grupo de Estudo Pedagogia de Paulo Freire (GEPAF) da UECE.

Programação:

8H – MESA INSTITUCIONAL DE ABERTURA – no YouTube oficial da UECE.

9h – MESA DE DIÁLOGO 1: Centenário de Paulo Freire: a Educação popular semeando outros mundos possíveis na escola e na universidade.

Agostinho da Silva Rosas: Professor da universidade Estadual de Pernambuco (UPE), membro do Centro Paulo Freire – estudos e pesquisas e articulador do Fórum de EJA de Pernambuco.

Raquel Carine Martins – Professora da rede pública municipal de Fortaleza e da UECE, membro do Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia da UECE.

Ruth Maria Barreto Cavalcante – Diretora do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH).

José Ernandi Mendes – Professor do Curso de Pedagogia e Coordenador do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

Amanda Almeida Alencar de Souza – Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará.

14h – MOSTRA ARTÍSTICA VIRTUAL via Google Meet

Como proposta de reinvenção do Círculo de Cultura, cada pessoa escolherá um tema de interesse, inscrevendo, ou não, uma obra de arte, num dos 6 (seis) temas apresentados: humanização, justiça social, democracia, resistência, empatia e cuidado. A construção de cada temática, tomará como sub temáticas questões inspiradas ou presentes nas múltiplas linguagens artísticas expostas, movimento necessário à elaboração coletiva de conhecimentos, consolidando a elaboração fecunda e original de Paulo Freire.

18h – MESA DE DIÁLOGO 2: Centenário de Paulo Freire: a Educação Popular semeando outros mundos possíveis na educação do campo e nos movimentos sociais – no YouTube oficial da UECE.

Padre Manoel Beserra Machado – Fundador da Escola Agrícola Dom Fragoso.

Francisca Erbênia Sousa – Mobilizadora da Educação contextualizada no semiárido/Cáritas.

Maria de Jesus dos Santos Gomes – Coordenadora do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

José Maria Costa Ferreira – Professor, artista e liderança da Prainha do Canto Verde.

Coordenação da Mesa: Regina Coele Queiroz Fraga – Professora da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE) e militante da Educação do campo.

O IV LEGADO FREIREANO será realizado no dia 9 de fevereiro de 2021 do corrente ano. As inscrições estarão abertas no período de 18 de janeiro a 8 de fevereiro de 2021, pelo site  Universidade estadual do Ceará. A participação de interessados(as) em apresentar trabalhos na Mostra artística Virtual se dará por meio de inscrição na temática de interesse, até o dia 02 de fevereiro de 2021.

Universidade Estadual do Ceará

Organização do IV Legado Freireano