Projeto Educação do Campo

5 de junho de 2019 - 16:58

Como parte das atividades da Disciplina Educação do Campo e Movimentos Sociais, ministrada pela Profa. Célia Brito, foi promovida uma aula de campo na “EEM Filha da Luta Patativa do Assaré”, escola estadual gerida pelo MST no Assentamento Santana do Cal, município de Canindé. Participaram do evento cerca de 20 alunos das disciplinas de Educação do Campo e Pedagogia de Paulo Freire (Manhã e Noite ), tendo oportunidade, não só de conhecer a experiência, mas também de dialogar, partilhando dúvidas com o corpo gestor e professores.

Fazendo uma retrospectiva da experiência, Erivando Barbosa, diretor da escola, nos lembrou que pensar a Educação do Campo significa, necessariamente, pensar uma concepção de Educação numa linha libertadora, destacando que o grande desafio é garantir aprendizagens na perspectiva da formação humana. Tendo o Trabalho, a Cultura, a Organização Coletiva e a História como matrizes formativas fundamentais, o diretor fez uma exposição da luta e conquista dos assentamentos pela escola de nível médio, qualificando as diferentes estratégias pedagógicas utilizadas na escola: o Campo Experimental (trabalho), o Inventário da Realidade (pesquisa) e Práticas Sociais, enquanto componentes integradores curriculares .

Após essa explanação, o grupo foi convidado a conhecer o Campo Experimental da Escola, iniciando pela criação de peixes, suínos, frangos, hortas, plantas frutíferas, além de outras atividades embasadas na Agroecologia e na Permacultura. A seguir, nos foi fornecido um saboroso almoço, seguido de uma Roda de Conversa, onde os alunos puderam se expressar, tirando dúvidas ou argüindo sobre outros aspectos como os da gestão (interna ou externa) e também sobre a formação do corpo docente da escola .

Em funcionamento, desde o ano de 2015, e atendendo a cerca de 38 localidades do entorno, a escola “ Filhas da Luta Patativa do Assaré” apresenta especificidades inovadoras em sua proposta. Orientada por matrizes de base freireana, pela Pedagogia Socialista dos Complexos e pela diversidade de Tempos Educativos, a referida escola representa mais uma conquista do Setor de Educação do MST, quando a partir de 2007 mobilizou-se em torno da luta por escolas de nível médio no campo, conquistando uma parceria com o Estado. Totalizando hoje 12 escolas, a experiência de nível médio do campo traz avanços significativos para educação, o que a coloca no topo das experiências do campo em nível nacional.