12 DE MARÇO – DIA DO BIBLIOTECÁRIO

10 de março de 2020 - 22:00

A Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho da UECE homenageia seus profissionais da informação pela passagem do Dia da Bibliotecário(a) “12 de março”.

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, e é comemorado em todo o território nacional. Esta data vem do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre que formou-se em Engenharia e em 1906 resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com a biblioteconomia. Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, onde serviu por mais de 20 anos.

O Curso de Biblioteconomia, em Fortaleza, funciona na Universidade Federal Ceará desde 1965, na modalidade bacharelado.