DIA DO BIBLIOTECÁRIO

11 de março de 2019 - 11:25

A Biblioteca Central Prof. Antonio Martins Filho da Universidade Estadual do Ceará abre comemoração do Dia do Bibliotecário (12 de março) com:

a) Pintura Artística Graffit-Mural Interno no hall da BC apresentando escritores clássicos da literatura brasileira realizado por Sandro da Silva.

b)    Apresentação do livro Biblioteconomia Social: possíveis caminhos para construção da cidadania que contou com a colaboração da colega Maria do Socorro Soares Rodrigues bibliotecária do Centro de Humanidades/UECE do qual registramos abaixo o resumo da obra.

“Essa publicação foi por intermédio da minha orientadora da especialização Profª Laiana Ferreira, um projeto no qual ela participa com bibliotecários da UFMG. Segue meu artigo na íntegra”.

RESUMO

“Este estudo aborda a biblioteca comunitária como ferramenta de inclusão social de jovens mediadores de leitura que atuam em bibliotecas comunitárias localizadas nas periferias de Fortaleza e em São Gonçalo do Amarante. Para isso analisamos a biblioteca comunitária a partir de seus conceitos e definições, semelhanças com a biblioteca pública, bem como sua importância para o desenvolvimento social dos jovens que atuam nesses espaços. Nesta pesquisa, utiliza-se os princípios da pesquisa participante com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, na qual, faz-se uso da observação participante, da pesquisa bibliográfica e de campo. O universo amostral da pesquisa é formado a partir da seleção de três mediadores de leitura, atuantes em três bibliotecas comunitárias da Rede de Leitura Jangada Literária de bibliotecas comunitárias, oriundos das comunidades onde estas bibliotecas estão localizadas. Para coleta dos dados, optou-se por uma entrevista com 08 (oito) perguntas, orientadas a identificar a biblioteca comunitária como ferramenta de inclusão social na vida desses jovens. Os resultados deste estudo podem ser observados a partir da fala de cada mediador de leitura que expõe sua vivência e atuação nas bibliotecas comunitárias, destacam ainda seu crescimento pessoal e profissional e a importância que a biblioteca representa para suas vidas”.

a) No Dia do Bibliotecário a Associação de Bibliotecários do Ceará-ABC homenageará nossos profissionais com uma solenidade de Instalação da Galeria de Ex-Presidentes onde nossa colega Lúcia Maria Oliveira da Silva ex-Presidente da ABC será homenageada pelo trabalho dedicado durante os anos de 1990-1992 e 1996-2001.

A programação do dia 12 de março conta com o Grupo Verso de Boca; Mesa Redonda: O bibliotecário e a universidade pública: acesso à informação em um cenário imprevisível; Mesa Redonda: Afetividade na Profissão; Bibliophilia: o amor no exercício da profissão de Bibliotecário”; Instalação da Galeria de Ex-Presidentes no Site da  ABC (abcceara@gmail.com). Será oferecido no Auditório Raquel de Queiroz – UFC de 13:30 às 17:30horas um coffee break encerrando assim o evento.