Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD

1) O que é a PROGRAD?

A PROGRAD é o órgão responsável pela política de graduação da Universidade. Responde pelo vínculo institucional do aluno de graduação, tratando da matrícula, aproveitamento de estudos, trancamento de disciplinas, atividades complementares, estágios curriculares, programas de formação estudantil, colação de grau e diplomação. Atua também na assessoria junto às coordenações de curso.

2) O que é a Matrícula Acadêmica e como ocorre?

A matrícula acadêmica é a formalização de vínculo junto à Instituição, devendo, obrigatoriamente, ser renovada a cada semestre. É necessário estar atento às datas de matrículas ao calendário acadêmico do período, disponível no site da UECE e, caso sejam necessárias maiores informações e esclarecimentos, o estudante deverá procurar a coordenação do curso.Para quem ingressou no primeiro semestre do curso, a PROGRAD efetiva a matrícula, sem a interferência do estudante na escolha das disciplinas a cursar. O primeiro semestre do curso, quer seja realizado na modalidade presencial ou a distância, tem características específicas. A matrícula é realizada em um bloco de disciplinas para todos os que ingressaram no mesmo curso. Não é possível realizar trancamento parcial, isto é, excluir alguma disciplina do seu registro acadêmico; também é vedado o ajuste de matrícula, que significa a retirada ou colocação de novas disciplinas. No primeiro semestre o estudante também ainda não tem direito à matrícula institucional. A partir do segundo semestre, os procedimentos de matrícula são totalmente diferentes e devem ser realizadas pelo estudante, em período definido no calendário acadêmico da UECE.

3) Em que período ocorre a Matrícula Acadêmica?

Ocorre em período definido no Calendário Acadêmico da UECE (www.uece.br). O aluno deve observar rigorosamente as datas determinadas e cumprir com o máximo cuidado as etapas e procedimentos exigidos pelo sistema. Será negada a Matrícula Acadêmica ao aluno que esteja em débito com o Sistema de Biblioteca.

4) Como realizar a Matrícula Acadêmica de alunos novatos?

Para quem ingressou no primeiro semestre do curso, a PROGRAD efetiva a matrícula, sem a interferência do estudante na escolha das disciplinas a cursar. O primeiro semestre do curso, quer seja realizado na modalidade presencial ou a distância, tem características específicas. A matrícula é realizada em um bloco de disciplinas para todos os que ingressaram no mesmo curso.

5) É possível realizar trancamento parcial, excluir alguma disciplina no primeiro semestre?

Não é possível que estudantes do primeiro semestre realizem trancamento parcial, isto é, excluir alguma disciplina do seu registro acadêmico

6) Como realizar a Matrícula Acadêmica dos alunos veteranos?

A partir do segundo semestre, o alunojá é considerado veterano. Se o curso é na modalidade presencial, a matrícula é realizada em três etapas:
1ª etapa: acessando o site http://alunoonline.uece.br e seguindo as orientações apresentadas, o estudante escolherá as disciplinas que pretende cursar no semestre letivo. Deve ser dada prioridade àquelas disciplinas que são próprias do semestre que o aluno irá cursar. É necessário matricular-se no mínimo em 12 créditos e no máximo em 32 créditos, desde que totalize um número máximo de 9 disciplinas. Para finalizar essa etapa, é preciso clicar no botão “confirmar” e imprimir a sua solicitação.
2ª etapa: aqui ocorre o ajuste da matrícula, momento no qual o estudante confere, no sistema, se as disciplinas solicitadas foram aceitas ou não. Caso a solicitação não seja plenamente atendida, é possível excluir e incluir novas disciplinas. Depois desse procedimento, clicar no botão confirmar e imprimir ou salvar o comprovante!
Os alunos com matrícula regular, isto é, sem reprovações e abandonos de disciplinas ao longo do curso,terão prioridade nas vagas e dificilmente terão rejeitados um pedido de matrícula.
3ª etapa: Trata-se de uma oportunidade em que será possível INCLUIR disciplinas ainda com vaga remanescente. Caso o aluno ainda não esteja matriculado no número de créditos que deseja, poderá solicitar a inclusão de alguma disciplina com vagas, presencialmente, junto à Coordenação de Curso.
Atenção: Embora você seja possível matricular-se em qualquer das etapas mencionadas, é importante sempre fazer a matrícula na primeira etapa e acompanhá-la nas demais. Isso amplia a chance de obter vaga nas disciplinas desejadas. Caso o aluno deixe de fazer a matrícula até a 3ª etapa, será colocado em abandono de curso, não podendo cursar disciplina naquele semestre.

7) Como realizar a matrícula de aluno provável concludente?

Caso o aluno de curso presencial precise de 32 créditos ou menos para a conclusão do curso, será encaixado na categoria de provável concludente. Essa condição concede ao estudante o direito de efetuar matrícula em disciplina concomitante com seu pré-requisito. Dessa forma, o estudante poderá solicitar as disciplinas necessárias à sua colação de grau, mesmo que não tenha cursado os pré-requisitos. Mais informações Resolução CEPE nº 3319/2010.

8) O que acontece se o aluno não realizar a matrícula?

Caso o aluno não realize a matrícula, ficará em situação de abandono, ou seja, sem vínculo formal com a Universidade. Isto significa que, no semestre de perda da matrícula, o aluno não poderá cursar nenhuma disciplina. Por isto, o aluno deve ficar atento às datas de matrícula. O período de abandono é computado para o tempo máximo de integralização do curso, ou seja, a quantidade de semestres de que o aluno dispõe para concluir seu curso, sem risco de perda de sua vaga na UECE;

9) Como sair da situação de abandono de curso?
Estando na situação de abandono de curso, para restabelecer o vínculo, o estudante deve solicitar a readmissão após abandono, em período estipulado no Calendário Acadêmico, com pagamento de taxa

10) Quando o(a) aluno(a) pode realizar Matrícula Institucional?

Em situações excepcionais, nas quais o estudante se encontre impedido(a) de dar continuidade a seu curso, existe um instrumento ao qual é possível recorrer – a matrícula institucional. Esse tipo de matrícula garante o vínculo com a Universidade, sem o compromisso de cursar qualquer disciplina naquele semestre. O aluno poderá renová-la semestralmente, por no máximo 09 semestres letivos contínuos ou descontínuos (quatro anos e meio). O estudante perderá a vaga no curso se ultrapassar esse limite. É preciso lembrar, ainda, que os semestres de matrícula institucional são computados para o tempo máximo de integralização do curso.

11) Como se dá o trancamento de Matrícula?

Em condições especiais, em que não seja possível cursar as disciplinas nas quais o estudante se matriculou, é possível realizar trancamentos.
Para aluno de curso presencial, há duas modalidades de trancamento: parcial e total.
Para trancamento parcial: Em data prevista no Calendário Acadêmico, poderá ser requerido no aluno on-line o trancamento de uma ou mais disciplinas, mantendo o mínimo de 12 (doze) créditos. Reforçamos que os alunos do primeiro semestre do curso, com matrícula definida pela PROGRAD, não podem optar por esse tipo de trancamento. 
Para trancamento total: Deverá ser solicitado à PROGRAD, em qualquer época do período letivo, o trancamento de todas as disciplinas, motivado por uma das situações:
a) doença grave ou gestação, atestada por serviço médico habilitado;
b) mudança de domicílio para outra cidade ou estado;
c) obrigação de natureza militar, comprovada por documentação específica;
d) participação em programas de intercâmbio.
É importante que o estudante esteja atento às seguintes observações: O trancamento total de matrícula é válido somente para o período letivo em que foi solicitado, devendo,se for de seu interesse, ser renovado a cada semestre, até o máximo de 09 semestres. Caso ultrapasse este limite, perderá o direito à matrícula. O trancamento total não será computado no tempo de integralização curricular.

12) Quais outras formas de ingresso em cursos de Graduação?

Os alunos ingressam na UECE para realizar cursos de graduação, através do vestibular, da transferência ex-officio, transferência facultativa (interna e externa), mudança de curso e admissão de graduados, detalhados a seguir.
A partir do semestre 2015.1, a UECE passou a admitir alunos através do Sistema ENEM/SISU/Cotas.
TRANSFERÊNCIA É a forma de admissão de estudantes na UECE, durante a realização do curso (Res.3541/2013–CEPE). Pode ser de aceitação obrigatória (ex-officio) ou facultativa (externa e interna):
Obrigatória (ex-officio): concedida independente de vaga e de época, beneficiando o servidor público ou militar, e seus dependentes, que tenha sido transferido por interesse da instituição à qual o titular do direito está vinculado (Lei nº 9536/97);
Facultativa externa: admissão de estudantes na UECE, procedentes de outras instituições de ensino superior. Realizada mediante processo seletivo, disciplinado por edital, em observância ao Calendário Acadêmico.
Facultativa interna: transferência entre os campi ou polos de apoio presencial, sempre para curso idêntico ao de origem. Também realizada mediante processo seletivo, disciplinado por edital, em observância ao Calendário Acadêmico.
MUDANÇA DE CURSO poderá ser solicitada, uma única vez, mudança de curso dentro de sua unidade (Centro/Faculdade/Polo) de ingresso. Esse direito é assegurado apenas àqueles que ingressaram na UECE, mediante vestibular ou transferência. A disponibilidade de vagas com essa finalidade e o processo seletivo são disciplinados por edital, observando o Calendário Acadêmico.
INGRESSO COMO GRADUADO Os portadores de diploma de curso de graduação poderão solicitar ingresso em outro curso de graduação. Para esse fim, a UECE publica edital disciplinando o processo seletivo e o número de vagas disponíveis, observando o Calendário Acadêmico.

13) Como realizar Aproveitamento de Estudos?

Ao ingressar em um Curso de Graduação da UECE, como graduado, transferido ou por mudança de curso, o aluno poderá pleitear o aproveitamento de estudos já realizados anteriormente, em cursos reconhecidos. Se o estudante faz dois cursos concomitantes também pode requerer aproveitamento de estudos. Esse procedimento poderá dispensá-lo de realizar disciplinas do curso em que se matriculou. O aproveitamento de estudos deve ser solicitado pelo aluno, observando o Calendário Acadêmico. É preferível que solicite logo ao ingressar na UECE, pois isto dará mais celeridade na realização de seus créditos e evitará problemas com pré-requisitos. Para os cursos presenciais realizados em Fortaleza, o pedido deverá ser feito junto à PROGRAD. Para os cursos presenciais realizados no interior, o pedido deverá ser feito junto aos controles acadêmicos nas respectivas unidades. Para os alunos de cursos a distância, o pedido de aproveitamento deve ser efetivado nos próprios polos de apoio presencial.
É necessária a apresentação dos seguintes documentos: histórico escolar emitido pela instituição de origem, programa das disciplinas autenticadas pela instituição de origem. Para outras informações consultar a Resolução do CEPE Nº 4624/2021.

14) Como ocorre a Avaliação do Desempenho Acadêmico?

A avaliação nas disciplinas abrange os aspectos de assiduidade e eficiência nos estudos, ambos eliminatórios por si mesmos. Para que o estudante seja considerado aprovado é necessário que obtenha:
• no mínimo, 75% de frequência às aulas e às atividades nelas desenvolvidas, com exceção, da disciplina do Estágio Curricular e Monografia que necessitam de 90% de frequência.
• notas suficientes nas avaliações da aprendizagem, obedecendo às seguintes condições: aprovação por média – o estudante será considerado aprovado, se obtiver média aritmética igual ou superior a 7 (sete), entre as Notas Parciais de Conhecimento (NPC), realizadas durante o semestre letivo;
• exame final – o aluno tem direito a exame final, caso obtenha média de NPC menor que 7(sete) mas igual ou superior a 4(quatro). Nessa condição, o estudante estará aprovado se obtiver nota igual ou superior a 3(três) no exame final e Média Final (MF) igual ou superior a 5 (cinco).
E ainda…  se o discente não comparecer a uma das avaliações poderá, no prazo de três dias úteis (Regimento Geral da UECE, Cap. V, Art. 115), requerer segunda chamada à Coordenação do Curso.
• em casos de observância de utilização de processo fraudulento durante a realização das avaliações, será atribuída nota ZERO aos sujeitos envolvidos.
• o professor tem autonomia de julgamento e liberdade na formulação e valoração de questões e na fixação de duração das avaliações e de prazos para entrega de trabalhos, observando-se, em qualquer caso, os limites estabelecidos no Calendário Acadêmico.
No caso dos cursos a distância, os instrumentos de avaliação são únicos para todas as turmas de uma mesma disciplina. 
• O estudante poderá solicitar revisão de notas, à Coordenação do Curso, no prazo de três dias úteis (Regimento Geral da UECE, Cap V, Art. 116, § 1º), após a divulgação da nota.

15) Quantas horas/aula corresponde 01 (um) crédito na graduação?

17 (dezessete) horas/aula

16) O que é o Estágio Curricular?

O Estágio Curricular é uma atividade determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação e constitui elemento indispensável para sua formação profissional. É uma importante etapa de aquisição e aprimoramento de conhecimentos, competências e habilidades essenciais a sua área profissional, fundamentando-se na integração teoria e prática, articulados ao mundo do trabalho. Existem duas modalidades de estágio curricular: o estágio curricular obrigatório e o estágio curricular nãoobrigatório, podendo ser remunerados ou não. Nos cursos de graduação da UECE, o estágio curricular obrigatório está caracterizado como disciplina, momento em que você desenvolverá atividades em empresas, instituições e entidades públicas ou privadas, sob coordenação de um docente. O estágio curricular não-obrigatório é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que centraliza a organização e o contato com as agências de intermediação que mantêm parceria com a UECE. É possível obter outros esclarecimentos acerca do estágio não-obrigatório na PROEX, ou nos contatos: 3101.9655 e proex@uece.br.

17) O que são as Atividades Complementares?

As Atividades Curriculares Complementares (ACC) visam a contribuir para uma formação mais completa, favorecendo a ampliação do seu universo cultural, por meio da flexibilidade curricular e da pluralidade de atividades e espaços no seu processo formativo. Na UECE, a Resolução nº 3241/CEPE, de 05 de outubro de 2009, estabelece os critérios e as normas para institucionalização das ACC como componente curricular dos Cursos de Graduação. Para que as atividades complementares possam efetivamente integralizar seu currículo, devem ser avaliadas pela Coordenação do seu Curso.

18) Quais os programas e bolsas coordenados pela PROGRAD?

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA – PROMAC – O PROMAC visa à formação do aluno com foco na docência do ensino superior. Nesse Programa, o estudante desempenha a função de assistente do professor, possibilitando ampliar o conhecimento em áreas específicas, despertar o interesse pela docência, desenvolver habilidades e aptidões em disciplinas de especial interesse. São oferecidas, anualmente, 354 vagas para monitoria remunerada e 354 para monitoria voluntária, que ocorre uma vez a cada ano, disciplinado por chamada pública, divulgada pela PROGRAD junto à comunidade acadêmica. Para tornar-se monitor, você se submeterá a um processo seletivo realizado pelo professor da disciplina que teve o projeto aprovado.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET/MEC) – O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas às normas do Programa. Atualmente, existem 07 grupos PET na UECE: Ciências Biológicas (CCS), Computação (CCT), Enfermagem (CCS), Geografia (CCT), História (FAFIDAM), Serviço Social (CESA) e Sociologia (CH). Para participar, o aluno deve estar matriculado em um destes cursos e submeter-se a processo seletivo, cuja Chamada Pública é divulgada nas respectivas coordenações de curso.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE (PET-SAÚDE) – A proposta do PET-SAÚDE é o direcionamento do processo ensino-aprendizagem da área da saúde para novas metodologias, potencializando: a integração entre a Universidade, o serviço de saúde e a comunidade; a convivência de alunos capacitados para desenvolver o pensamento crítico para a realidade vivenciada. O PET-Saúde é uma experiência pioneira que contempla a interdisciplinaridade e a integração Universidade-Serviço-Comunidade na perspectiva da gestão participativa. Além do propósito de fortalecer os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade, Equidade, Participação), o PET incorpora os princípios da educação permanente, educação popular, trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar. Os Cursos envolvidos são: Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Psicologia.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) – O PIBID e o Residência Pedagógica são programas coordenados em âmbito nacional pela CAPES, vinculados aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores e direcionados para os cursos de licenciatura. O PIBID tem como foco a aprendizagem da profissão docente, mediante o contato direto dos bolsistas com o cotidiano escolar e o trabalho docente na Educação Básica desde o início do curso de licenciatura. O Programa Institucional de Residência Pedagógica tem o propósito de introduzir no âmbito da formação produtiva entre docentes/discentes; a integração da graduação com a pós-graduação; a formação inicial de professores uma experiência que promova o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, através da imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso de licenciatura em que deverá desenvolver, entre outras atividades, a regência de sala de aula. Para tornar-se bolsista, você se submeterá a processo seletivo, disciplinado por chamada pública, divulgada pela PROGRAD junto à comunidade acadêmica.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO NACIONAL ABRUEM – Esse programa tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos trocas culturais e contato com novas realidades em Instituições de Ensino Superior (IES) de outras cidades e estados brasileiros. Para participar desse Programa, você se submeterá a processo seletivo, disciplinado por chamada pública, divulgada pela PROGRAD e o ECInt junto à comunidade acadêmica.

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADE – O Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade visa proporcionar a oportunidade de mobilidade de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação das universidades associadas à ABRUEM para universidades no exterior. Para tornar-se bolsista, você se submeterá a processo seletivo, disciplinado por chamada pública, divulgada pela PROGRAD junto à comunidade acadêmica.

PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G) – O PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no País (portal.mec.gov.br). A UECE recebe os alunos, visando contribuir com a formação de recursos humanos desses países e proporcionar, aos alunos, trocas culturais.

19) O que é necessário para requerer 1ª via do diploma?

A 1ª via do diploma não precisa ser requerida pelo aluno, tendo em vista que o DEG providenciará no período da Colação de Grau.

20) O que é necessário para requerer 2ª via do diploma?

O aluno deve requerer junto ao Departamento de Ensino e Graduação/UECE,a 2ª via do diploma, apresentando os seguintes documentos: cópia da identidade, CPF,certidão de nascimento ou casamento, boletim de ocorrência, comprovante de que não há débito com a Biblioteca Central e pagar taxa via Documento de Arrecadação do Estado DAE a ser gerado na página da UECE na internet. Informações: (85) 31019640

21) Informações sobre Colação de Grau

As colações de Grau na UECE ocorrem semestralmente e estão previstas no Calendário Acadêmico, no site www.uece.br

22) Como proceder para solicitar histórico escolar e programa/ementas de disciplinas?

A declaração de matrícula e histórico escolar podem ser impressos diretamente no site alunoonline.

23) Qual setor trata de revalidação de diplomas de graduação e como deve ser o procedimento?

Anualmente, mediante chamada pública, a UECE estabelece as regras para receber e processar os pedidos de Revalidação de Diplomas de Graduação por Estabelecimento Estrangeiro de Ensino. Este procedimento não é aplicado ao curso de Medicina, que tem os diplomas revalidados pela Uece apenas após aprovação no exame REVALIDA.