Biblioteca Central – BC

 

1. Qual a política da Universidade para compra de livros?
A UECE realiza a compra de livros por meio de processo licitatório realizado pela Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. O recurso é disponibilizado e inserido no orçamento do estado.
 

2. Quantos livros posso pegar e qual o prazo do empréstimo?
DO EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Art. 21 – Aos usuários do SIBUECE é facultado o empréstimo domiciliar de até 05 (cinco) livros e 01 (uma) mídia por um período de 15 (quinze) dias corridos.
§1° – Caso o vencimento do empréstimo ocorra em dia não útil, o prazo de devolução fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.
§2° – O empréstimo será renovado tantas vezes quanto necessário, dentro dos prazos estipulados no caput deste artigo e a partir da data de vencimento, desde que não exista reserva para o material bibliográfico solicitado.
Art. 22 – Não são passíveis de empréstimo domiciliar:
I. Obras de referência [enciclopédias, dicionários, índices, abstracts, folhetos, anuários, anais, atlas, periódicos (revistas e jornais), boletins, mapas, hemerotecas, etc.];
II. Obras que as bibliotecas possuam nos acervos como cativos (obras com impossibilidade de substituição e/ou de grande demanda). Item não mais existente;
III. Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação e Residência/Aperfeiçoamento/Especialização), Obras Raras e Coleções Especiais;
IV. Obras Reservadas.

 

CategoriaLivros/CD/DVDPeríodo
Aluno de Graduação – GR0515 dias
Aluno de Pós-Graduação – PG0515 dias
Docente – PR0515 dias
Funcionário – FC0515 dias
Terceirizado0515 dias

 

3. Posso renovar o empréstimo de livros?
DA RENOVAÇÃO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

Art. 26 – O empréstimo de material bibliográfico poderá ser renovado, respeitados os prazos e as quantidades estabelecidos nesta Resolução, desde que não haja pedido de reserva para outro usuário e pendências com o SibUECE.
Art. 27 – A renovação será de forma presencial ou online:
I. Para renovação presencial é necessária à apresentação do respectivo material tomado por empréstimo;
II. Para renovação online, o usuário deverá acessar seu módulo no Sistema de Informação e Documentação do SibUECE.
Parágrafo Único – Ao usuário não é permitida a reserva de material que já se encontra em seu poder.
Art. 28 – As bibliotecas do SibUECE que não estiverem automatizadas realizarão a renovação no balcão de empréstimo, mediante apresentação do material emprestado e do comprovante de empréstimo.
Art. 29 – Caso a renovação não ocorra na data de devolução prevista, o livro não será renovado e será cobrada multa de acordo com a Resolução vigente.
 

4. Como ocorre a Reserva de livros?
DA RESERVA DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

Art. 31 – A reserva do material bibliográfico pode ser solicitada de forma presencial ou online quando:
I. Não estiver disponível para empréstimo na Biblioteca em que a reserva do material foi solicitada;
II. Não estiver emprestado ao solicitante.
§1º – O material ficará à disposição do usuário pelo prazo de 48 (quarenta e oito) horas, findo o qual a reserva será anulada.
§2º – As bibliotecas que não estiverem automatizadas realizarão a reserva somente no balcão de empréstimo.
 

5. Como faço para obter informações sobre a entrega de meu Trabalho Acadêmico na biblioteca?
O aluno deverá entrar no site da biblioteca (www.uece.br/biblioteca) no link “Entrega de Trabalhos Acadêmicos”.
 

6. Como faço para solicitar a ficha catalográfica?
Através do formulário disponível na página de entrega de Trabalhos Acadêmicos.
 

7. Quais as orientações acerca da normalização de Trabalhos Acadêmicos, segundo as normas brasileiras vigentes da ABNT?
O aluno deverá seguir o manual de normas da UECE disponível na página da biblioteca.
 

8. A biblioteca estabelece prazo para entrega de Trabalhos Acadêmicos?
Sim. Os prazos para envio do trabalho com as correções sugeridas serão de, no mínimo, 15 (quinze) dias anteriores à data da colação de grau de graduados e mestres e de outorga de títulos de doutor (Resolução nº 4509/2020 – CEPE, de 03 de fevereiro de 2020 Art. 2º alínea F)
 

9. Como faço o levantamento de artigos científicos no Portal de Periódicos da CAPES?
O aluno deverá agendar junto ao setor de periódico a data e o horário para fazer o levantamento junto com o bibliotecário responsável.
 

10. O Laboratório de Informática é de responsabilidade da biblioteca?
Sim.
 

11. Há wi fi (internet sem fio liberada) na biblioteca?
Sim. A universidade disponibiliza wi fi através do cadastro institucional para alunos, professores e funcionários. Aos visitantes é feita uma permissão para uso do recurso na própria biblioteca.
 

12. Qual o processo de doação de materiais bibliográficos?
Os procedimentos adequados para se doar livros e materiais especiais à biblioteca são:
a) Exemplares de Livros, Cd’s, Dvd’s, Periódicos, deverão estar em boas condições de uso para que não haja a contaminação por insetos (cupim, brocas, ácaros, traça, fungos, entre outros) prejudicial ao material bibliográfico da biblioteca;
b) Os volumes deverão ser acondicionados em caixas, numeradas com a quantidade de seu conteúdo e devidamente preenchido a lista do material bibliográfico doado encontrado no site da biblioteca no item “Recebimento de Doações”;
c) O material doado deverá ser entregue no Setor de Processamento Técnico, onde profissionais estão devidamente treinados para proceder com o recebimento, seleção e permanência das doações.