Ciências Contábeis

13 de dezembro de 2012 - 10:34

Ao profissional habilitado nesta área cabe a escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das instituições.

Adotando sistema de processamento de dados, possibilita o controle contábil e orçamentário das empresas.

Elabora balancetes, balanços e demonstrações do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética, visando apresentar resultados gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.
O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de melhor maneira as atividades em sua área de atuação, o que inclui planejamento, organização, orientação e preparação das demonstrações contábeis, essenciais à elaboração orçamentária de uma empresa.

Também analisa a classificação e avaliação de despesas para apropriar custos de bens e serviços; prepara e fundamenta a declaração do imposto de renda da empresa para avaliar o valor do tributo devido.

O curso de Ciências Contábeis envolve disciplinas como Administração, Marketing, Análise de Balanços e Matemática, entre outras.

Atividades Principais

– Organizar, planejar e controlar atividades e operações contábeis de bancos, empresas e órgãos públicos;

– Levantar balanços e balancetes, averiguando gastos, lucros e perdas, e sugerir a melhor utilização dos recursos financeiros na empresa;

– Controlar as contas em empresas públicas e privadas, gerenciamento, entrada, saída e distribuição dos recursos;

– Realizar trabalhos de auditoria contábil;

– Avaliar a situação patrimonial e financeira da instituição, produzindo relatórios parciais e globais.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, uma vez que, por lei, toda empresa é obrigada a ter um contador no controle de suas finanças. Tem atuação na área administrativa, econômica, jurídica, tributária e política. Atualmente, a maior oportunidade encontra-se na área de auditoria no setor privado e nas instituições bancárias, bem como na área judicial, devido ao crescente número de processos envolvendo perícias contábeis, tanto no setor público quanto no privado.