SUITE – Implantação na UECE
O Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (SUITE) foi instituído pelo Decreto Estadual nº 34.097, de 08 de julho de 2021, no qual possui como objetivos a virtualização do processo administrativo em todo âmbito do Governo do Estado do Ceará (administração direta e administração indireta essa última composta por autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista), sendo idealizado dentro da perspectiva e das metas instituídas pelo Projeto Papel Zero do Programa Governo Digital. O objetivo principal é que até dezembro de 2022 todas as instituições estejam atuando efetivamente no ambiente de produção.
O SUITE possibilitará mais agilidade, transparência e econimicidade à atuação do Estado à medida que integrará de forma mais completa e padronizada várias etapas do processo administrativo em uma única plataforma, substituindo muitos sistemas de controle existentes, como por exemplo o sistema Viproc.
Suas principais funcionalidades são:
Na UECE as atividades de implantação já iniciaram e ocorrerão de forma gradual, conforme diretrizes e planejamento da Comissão de Implantação, que tem como Coordenador Geral o Prof. Dárcio Ítalo Alves Teixeira, Vice-Reitor da UECE.
A comunidade acadêmica e as unidades administrativas foram divididas em 04 (quatro) grupos principais, os quais obedecerão a um fluxo de implantação crescente, ou seja, do G1 ao G4:
G1: Reitorias, Assessorias, Pró-Reitorias e Unidades Administrativas (status de implantação iniciado).
G2: Centros, Faculdades suas Diretorias e Secretarias.
G3: Coordenações dos Cursos de Graduação seus Coordenadores e Secretaria.
G4: Coordenações dos Cursos de Pós-Graduação seus Coordenadores e Secretaria.
Em cada Unidade o Gestor indicará 02 (dois) representantes, que atuarão como Multiplicadores Setoriais e terão a responsabilidade de difundir o sistema entre a equipe, prestando o apoio necessário. Os Multiplicadores serão a ponte de comunicação do setores e a Comissão de Implantação.
Ambiente de Treinamento
O SUITE é um sistema com uma interface simples e intuitiva, analogicamente muito parecida com uma caixa de e-mail. É integrada com a plataforma Google e utiliza-se das ferramentas do Google Drive e Google Documentos em sua base.
No próprio site do SUITE (Material de Apoio), é possível encontrar tutoriais e vídeos para os primeiros passos de acesso ao sistema, área de consulta processual e acesso a canais de atendimento. Estão disponíveis também informações gerais de como os usuários executarão as funcionalidades básicas.
A Comissão disponibiliza também um repositório de materiais de estudo acerca do sistema, para que todos possam ter instruções acerca do pacote básico de ferramentas.
Além disso, a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag), órgão gestor máximo do sistema, dispõe também de um ambiente de treinamento (https://beta.suite.ce.gov.br/ – espelho do ambiente de produção) para que os usuários utilizem para estudos, práticas e conhecimento.
O foco de trabalho da Comissão de Implantação perpassará por algumas etapas evolutivas, realizadas gradativamente em cada Unidade até a implantação total na Universidade :
1. conhecimento;
2. amadurecimento;
3. prática;
4. acompanhamento;
5. ajustes e melhorias.
Inicialmente, precisamos que todos os nossos Gestores, Servidores e Colaboradores Terceirizados façam o primeiro contato, cultivem a curiosidade, estudem o sistema e usem o ambiente de treinamento. Assim, o trabalho da Comissão, em conjunto com os Multiplicadores Setoriais poderá ser desenvolvido de forma sistemática, resultando em uma implantação segura e ágil.
Procure o Multiplicador Setorial da sua Unidade!
Qualquer dúvida ou esclarecimento, por gentileza, enviar email para: suite@uece.br