Uece participa de sessão especial na Assembleia Legislativa sobre hidrogênio verde

26 de maio de 2023 - 15:28 # # #

O vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e reitor em exercício, professor Dárcio Teixeira, participou na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, de sessão especial na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para debater “Hidrogênio Verde: inovação e energia limpa no Ceará”. O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), abriu a sessão pontuando: “Uma pauta extremamente importante para o futuro do nosso Estado que irá impactar a vida dos cidadãos cearenses na economia e no meio ambiente”.

 

O parlamentar ressaltou que a Alece foi eleita uma das casas legislativas mais transparentes do Brasil, sempre buscando debater pautas que parecem distantes, mas que influenciam as relações econômicas e sociais do Estado, como o hidrogênio verde e o potencial do Ceará na produção da fonte de energia. 

Para o professor Dárcio Teixeira, a solenidade ocorrida na Alece teve finalidade de dialogar sobre o hidrogênio verde no Ceará pontuando sua importância para a economia do estado, sendo o Ceará um estado pioneiro na produção de energias renováveis. “A ideia debatida é que a Alece participe de uma comissão federal, liderada pelo senador Cid Gomes, para a construção de uma legislação clara sobre a produção e utilização de energias limpas no nosso país”, pontua o vice-reitor.

Segundo Evandro Leitão, o Ceará teve visão revolucionária, desde 2021, ao trabalhar na implantação de um hub para produção e comercialização de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Nosso Estado caminha para ser um dos grandes produtores desse tipo de combustível no mundo, contribuindo para a transição energética, com a produção de um combustível a partir de fontes limpas e renováveis, assim como também gerando emprego e renda”, disse.

Para o presidente da Casa, é preciso levantar questões relativas à legislação, função primária do Parlamento, e também escutar e debater com lideranças, técnicos e convidados capacitados os impactos do hidrogênio verde no Ceará e no Brasil, por conta do alto volume de investimentos, novos postos de emprego, além da responsabilidade na redução da degradação do planeta. O recurso natural é objeto de pesquisa da Uece, tendo à frente o pesquisador do departamento de Física Aplicada e especialista em hidrogênio há mais de 30 anos, professor Lutero Carmo Lima.

“Em 1990 eu já costumava dizer que a produção do hidrogênio no Brasil, como vemos hoje, só começaria a ganhar impulso depois de 2020. O Ceará, por combinar fatores climáticos e logísticos, tem em mãos uma excelente chance de fazer essa produção caminhar a contento”, destaca o pesquisador. 

“A Casa está de portas abertas para realizar o que for preciso em ações que vão desde a aprovação de projetos para dar garantia jurídica aos investidores que têm interesse em participar da implantação dos parques de produção eólica e solar e da construção do Hub de Hidrogênio Verde no CIPP até a oficialização de políticas públicas que respeitem os direitos dos cidadãos cearenses e visem à sustentabilidade do nosso planeta”, apontou.

O parlamentar explicou ainda que a Assembleia está atenta com a regulamentação, produção, exploração e comercialização do hidrogênio como combustível e destacou a proposta n°86/23, de autoria dos deputados Marcos Sobreira (PDT) e Bruno Pedrosa (PDT), que institui a Política Pública Estadual do Hidrogênio Verde, no sentido de estimular o seu uso como combustível.

Com informações da Agência de Notícias da Alece.