O presente projeto tem como objeto de estudo: "A festa das almas em Ocara e o estudo dos monumentos que fazem parte da história da cidade e que a caracteriza", um patrimônio cultural através das festividades culturais e materiais através dos monumentos.
Fiz esse projeto para ser desenvolvimento na disciplina de Estágio II, onde tínhamos que ministrar um minicurso sobre educação patrimonial em escolas públicas de nossa cidade. Na pesquisa falo sobre a festa das almas que a mais de 100 anos acontece em Ocara e de alguns monumentos que fazem parte da identidade da cidade e consequentemente da identidade de todo o povo ocarense, tais como o monumento Vivenda Brilhante erguido no século XIX, Igreja da Matriz, Biblioteca Pedro Boca Rica e outros.
Essa festa é bem interessante, pois nela como o ex-padre da cidade fala:" A Festa das Almas em Ocara é única, o sagrado e o profano se misturam na programação, é uma tradição no município de Ocara, faz parte da cultura desse povo, e cabe a qualquer pessoa respeitar". Ou seja essa festa é bem aceita por todos, e quero através dessa pesquisa falar da importância da festa, pois essa época da festa atrai muitos visitantes e o comercio se potencializa, as pousadas recebem muitos visitantes e a cidade sempre ganha.
Esse projeto foi muito proveitoso, pois trabalhei algo que os jovens gostam que são as festas, e no caso a festa das almas, e assim eles conheceram o inicio e sua formação e entenderam o por que ela é considerada para a cidade como uma festa tradicional e cultural, e logo mais trabalhai com monumentos, e analisei que em Ocara há muita religiosidade nas pessoas, e ver a construção e das igrejas da Matriz e da capelinha de São Francisco no Alto do Serrote. E principalmente conhecer nomes de peso que fizeram parte de nossa história como Pedro Boca Rica um homem que levou o nome de Ocara para o mundo e ganhou uma biblioteca em sua homenagem.