A seca como problema político e social.
Luiz Maciel Mourão Vieira[1]
RESUMO
Esse trabalho tem como foco o estudo da seca no Ceará, mas especificamente a do final do século XIX. Mostraremos como as estiagens influenciaram nos meios sociais e políticos. Além de servir como tema para alguns autores em seus trabalhos. Há indícios de estiagens no Ceará desde o período colonial, através de documentos que mostram a transferência de tribos indígenas por conta da falta de chuvas, Além disso, a falta de conhecimentos técnicos em aproveitamento das chuvas, como nossa posição geográfica confirmam a periodicidade desse problema. Tivemos no Ceará como uma "grande seca" a de 1877/79, apesar de que já houvesse em nosso estado outras estiagens de grandes proporções, a qual em números superou a já mencionada, Uma das hipóteses da lembrança popular e histórica como "grande seca" ser a do ano de 1877, pode está no fato da Lei de Terras outorgada em 1850, valorizando dessa forma o valor comercial da terra e disseminando uma prática rotineira nos sertões nordestinos, o paternalismo. Isso foi uma forma de subordinação que daquele momento em diante persistiria na vida do retirante. Afinal em um momento em que o governo não tinha interesse em prestar auxílio, restava ao retirante somente acreditar na ajuda do patrão o qual em troca tinha uma mão-de-obra de baixo custo sustentada somente com alimentação e moradia. A seca afetou (e afeta) o cotidiano das pessoas envolvidas com esse problema além de modificar os hábitos e provocar migrações. Outro fator importante e notório foi a utilização da mão-de-obra dos retirantes em obras públicas na capital como no interior da província. Também podemos acrescentar o motivo de tanta popularidade à referida estiagem, o momento político. Afinal o Brasil império tinha uma reserva destinada da sua arrecadação ao auxílio e socorro público. Essa verba destinada aos retirantes era usada como uma moeda de troca pelos políticos locais, pois não repassavam as verbas de forma isonômica, fazendo com que o retirante fosse explorado em frentes de trabalho para receber esse auxílio.
PALAVRAS-CHAVES: seca, problema, social.
[1] Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), aluno do curso de pós graduação em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).