O uso do jornal como fonte de pesquisa
Luiz Maciel Mourão Vieira[1]
RESUMO
Com o avanço das mídias digitais e a popularização da internet as pesquisas realizadas por alunos tornaram-se algo mais simples. Com o intuito de suscitar no aluno o interesse pela pesquisa com jornais impressos esse trabalho foi desenvolvido para alunos do fundamental II e nível médio. Apesar desses fatores é necessário ao educador metodologias e conhecimento sobre jornais desde seu posicionamento político até quem utilizada seu espaço para a propaganda, pois esse caminho didático é a reta inicial para o estudo do jornal. A utilização do jornal como fonte de pesquisa poderia gerar de certa maneira dúvida para o historiador, pois se anunciava uma notícia mediante a perspectiva da política editorial de cada jornal, e às vezes controlada pelo governo. Nesse contexto podemos perceber como o oficio de historiador é peculiar, pois além de interpretar a notícia, tende a apresentar informações afirmativas ou negativas, dependendo do seu objeto. Por isso que para esse profissional não existe fato verdadeiro ou falso, mas uma fonte a ser analisada e estudada. O uso do jornal como ferramenta de aprendizagem é interessante, afinal podemos tirar do habitual o uso do livro didático. E essa maneira de ver história através dos jornais, sucinta como essa fonte pode ter diferentes aspectos dependendo do periódico que é analisado. Principalmente em um período que as informações atualizam-se de maneira muito rápida. O jornal na sala de aula tem um papel fundamental na formação de opinião do estudante ao desenvolver seu pensamento crítico ao analisar jornais diferentes. O uso das charges contidas nos periódicos também faz parte do seu uso como meio didático em sala de aula. Pois em grande parte, essas ilustrações trazem uma mensagem em forma cômica, ou não sobre determinado assunto do cotidiano local, nacional ou internacional.
PALAVRAS-CHAVE: jornal, pesquisa, ensino.
[1] Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), aluno do curso de pós graduação em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).