A ESCRITA DA HISTÓRIA NA ESCRITA DIDÁTICA: UM ESTUDO DOS DISCURSOS SOBRE A HISTÓRIA E O FAZER HISTÓRIOGRÁFICO NOS LIVROS DIDÁTICOS.

MANUELLE ARAÚJO DA SILVA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente estudo objetiva investigar de que maneira são construídos os discursos sobre os conceitos de História, do ofício do historiador e das fontes históricas na escrita didática. Para isso são utilizados, na categoria de fontes, três livros didáticos de editoras, anos de edição e autores diferentes. Dois deles são classificados como Volume Único, destinados ao Ensino Médio, e o terceiro é proposto ao sexto ano do Ensino Fundamental II. São eles: 1) História Para o Ensino Médio - História Geral e do Brasil, Volume Único, cujos autores são: Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo (2005); 2) História, Sociedade e Cidadania, do 6º ano, cujo autor é Alfredo Boulos Júnior (2009); 3) História: Ser Protagonista, Volume Único, cujos coordenadores são: Fausto Henrique Gomes e Marcos Alexandre Capellari. (2010). Também foram selecionadas como fontes para este trabalho os ditos Documentos Oficiais da Educação ou, mais especificamente: os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCN's) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Fundamental II e Médio. Em relação aos procedimentos metodológicos, buscou-se analisar, em um primeiro momento, quais são as "recomendações" feitas pelos documentos oficiais da Educação acerca da maneira com que se deve abordar questões teórico-metodológicas relacionadas ao ofício do historiador nos livros didáticos. Posteriormente, intenta-se investigar como e com quais objetivos esses assuntos são abordados nos livros didáticos citados, considerando as devidas diferenças de análise entre os livros destinados ao Ensino Médio e os destinados ao Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo em estágio inicial, que produz reflexões introdutórias sobre a temática, embora almeje continuidade.